Economia
Por: lfhmomo234 • 11/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 709 Palavras (3 Páginas) • 301 Visualizações
“Terceira, o mercado deve ter um arcabouço de regulação e organização tal que permita a livre concorrência. Por exemplo, nos mercados de capitais organizados (bolsas de valores, futuros, bens agrícolas, entre outras) há regulações no sentido de proibir a atuação de agentes que têm conhecimento privilegiado sobre os bens transacionados. Por exemplo, o presidente de uma empresa não pode comprar ou vender ações da sua própria empresa com objetivo de obter lucros de curto prazo. Isso porque tal agente tem informações privilegiadas, sabendo de fatos que alteram a percepção do valor das ações antes dos demais membros do mercado. Perceba que estas regulações são distintas do primeiro item, pois são mecanismos para promover uma igualdade entre os agentes demandantes e ofertantes no mercado.
Fonte: Unidade II – Apostila pág. 24 “As Leis que regem o Mercado”
A terceira característica explica bem, pois os dois artigos que retratam sobre a crise econômica do capitalismo. Para a 1ª crise conhecida como “Grande Depressão” período de 1920 a 1929, que aconteceu nos EUA, teve vários fatores como :
Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo, que não encontrava comprador, interno ou externamente. Veja neste caso havia mais oferta que demanda, logo arcaram com prejuízo.
- Diminuição do consumo: Isto foi devido ao crescimento errado das industrias , havia oferta porem não havia demanda, e com isso as empresas demitiam ou entravam em falência e gerava desemprego. Com a geração do desemprego, não havia consumo.
- Livre Mercado: Este fator , foi o pior de todos, pois cada empresários fazia o que queria e ninguém podia opinar em nada, logo para uma tomada de decisão em verificar qual a melhor caminho a ser tomado não existia.
- Quebra da Bolsa de Nova York: os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor das ações começou a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém queria comprar. Esse quadro desastroso culminou na famosa “Quinta-Feira Negra
Já para a crise de 2008 dos EUA, que começou em meados de 2002, foi exatamente na partida de aquisições de imóveis, onde se comprava barato e revendia-se mais caro, lógico, tudo com dinheiro de empréstimos. Daí os bancos incentivavam com juros menores, para fazer os consumidores e empresas gastarem mais, dinheiro circulando , mas liquidez no mercado. E com isto , outras instituições financeiras começaram a adquirir das hipotecarias os créditos podres, ou seja os créditos dos subprimes, como foram chamados.
A crise começou a piorar quando os tais subprimes não pagavam seus empréstimos, e foi assim , que para alguns o prejuízo foi perder suas casas e para outros acordos com dívidas, formando uma bola de neve.
Concluindo para os artigos, que as duas crises foram em período diferentes, têm semelhanças :
As ações desabaram:
Os empresários investiram menos e produziram. menos;
Se a produção cai , logo havia desemprego;
Muitos empresários não sobreviveram, levando à falência, e com isso bancos que emprestaram dinheiro não receberam de volta
...