TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  20/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ALLAN TORMENA ANDERSON - 1139481

FISIOLOGIA HUMANA

Trabalho      apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina FISIOLOGIA HUMANA como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Anderson Vasconcelos Soares.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO - CURITIBA

2015

[pic 2]

1- Explique o que é fisiologia e homeostasia.

Fisiologia é o estudo da natureza dos organismos.

Homeostasia é quando o meio interno do corpo permanece extraordinariamente constante, mesmo com condições alteradas do meio externo. É a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente.

2- O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Ribossomo: Os ribossomos são estruturas granulosas que contêm uma mistura de RNA, no caso o ácido ribonucléico e as proteínas. Função: Responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas nas células.

Retículo endoplasmático liso: é a parte do retículo endoplasmático livre de ribossomos. Função: Síntese de substâncias lipídicas.

Retículo endoplasmático rugoso: É a parte que contém ribossomos. Função: síntese protéica.

Complexo de Golgi: formado por várias camadas de vesículas finas e achatadas e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático, os quais funcionam em associação.  Essas substâncias contidas no retículo são transportadas para o golgi, onde serão processadas parar formar os lisossomos, vesículas secretórias e outros componentes citoplasmáticos.

Lisossomos: São bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estão presente em quase todas as células eucariontes. Após serem formadas no complexo de golgi, os lisossomos são dispersos no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidrolíticas, responsáveis pela quebra de estruturas celulares danificadas, partículas de alimentos ingeridos pela célula e materiais indesejados, tais como as bactérias.

Peroxissomo: são vesículas que contém oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio com íons de hidrogênio para formar o peróxido de hidrogênio. Função: substância altamente oxidante e capaz de oxidar substâncias que poderiam ser tóxicas para a célula.

Mitocôndria: é nessa organela que ocorre a biossíntese aeróbia de ATP. Que é uma substância de alta energia. Essa molécula de ATP é transportada para fora da mitocôndria para ser utilizado como fonte de energia para as funções celulares.

3- O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluído intracelular?

Fluido intracelular: a maior parte desse líquido encontra-se dentro das células.

Fluido extracelular: cerca de um terço de todo líquido que compõe o corpo humano está presente fora das células, e circula livremente entre elas.        

É através do fluido extracelular que as substâncias como íons e nutrientes necessários para que a célula se mantenha viva, são transportadas. Além disso, no fluido extracelular se as concentrações de oxigênio, glicose, íons, aminoácidos, lipídeos estiverem adequados, as células funcionarão perfeitamente, garantindo sua sobrevivência e proliferação.

4- O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

Difusão simples: representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um processo passivo, ou seja, sem gasto de energia, e a força motriz é o próprio gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras, como exemplo a água.

Difusão Facilitada: Esse tipo de transporte de membrana ainda é passivo, no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora, fazendo o movimento da molécula.

Osmose: É o transporte da água através de uma membrana semipermeável, devido à espessura pequena do poro da membrana. A água passa de um meio menos concentrado de partículas para o mais concentrado. Esse processo ainda é considerado passivo.

Transporte ativo: responsável pelo transporte de substâncias contra um gradiente de concentração. É considerado ativo devido ao gasto de energia e necessita de um transportador ou carreador específico, como exemplo: íon.

5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.

Despolarização: a despolarização é determinada pelo influxo de sódio. É chamada despolarização devido a entrada de sódio na célula, que são íons carregados positivamente, a polaridade é neutralizada, chegando a zero, ou ocorre uma inversão de cargas, tornando a célula positivamente carregada. Essa polaridade é rápida.

Repolarização: a repolarização é caracterizada pelo efluxo de potássio. Logo após a despolarização. Existe um excesso de cargas positivas e, com a difusão dos íons potássio para o exterior da célula, essa polaridade é restabelecida tornando-a repolarizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (101.2 Kb)   docx (84.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com