TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

Curso Técnico em Petróleo e Gás - Noturno/Instituto IANSA.

Disciplina: Fundamentos da Engenharia do Petróleo.

Aluno: Claudinei Vilaça Martins.

  1. A quem é creditado o título de primeiro explorador de petróleo comercial no mundo? E que tipo de perfuração foi utilizado?

Resposta: Foi creditado ao E.U. A. Logo após a descoberta do Cel. Drake, em Tittusville, Pensilvânia, com um poço de 21m de profundidade perfurado com um sistema de percussão a vapor que produziu 2m3/dia de óleo.

  1. O que é exsudação?

Resposta: Significado do dicionário: Ato de exsudar, transpiração. Líquido animal ou vegetal que atravessa os poros e se deposita nas superfícies.

  1. Onde foi perfurado o primeiro poço de petróleo no Brasil?

Resposta: O primeiro poço brasileiro com o objetivo de encontrar petróleo foi perfurado em 1897, no município de Bofete, no estado de São Paulo, com profundidade de 488m e produziu cerca de 0,5m3/dia de óleo.

  1. O petróleo é uma fonte de energia renovável ou não renovável?

           Resposta: Não renovável. Pois, vem de origem fóssil e é matéria prima da indústria petrolífera e petroquímica. O petróleo bruto possui em sua composição uma cadeia de hidrocarbonetos, cujas frações leves formam os gases e as frações pesadas o óleo cru. A distribuição destes percentuais de hidrocarbonetos é que define os diversos tipos de petróleo existentes no mundo.

  1. Qual a propriedade física utilizada pelo Instituto Americano de Petróleo (API) na classificação do petróleo? E o que significa um petróleo com maior ou menor grau de API.

           Resposta: A propriedade física mais importante do óleo é sua densidade específica que pode ser definida como razão da densidade do óleo em relação a densidade da água, ambos tomados à mesma temperatura e pressão. Nos Estados Unidos, a densidade específica é expressa como densidade API que é definida como segue:

A expressão 60/60 significa que óleo e água são tomados a 60 oF (15,5 ºC). Quanto mais baixo o valor do grau API, mais viscoso é o óleo. Quanto mais elevado o valor do grau API mais fluido é o óleo. Um óleo com grau API 10 é muito grosso e sólido à temperatura cerca de 15 º C. Não pode ser produzido por um poço. Um óleo com grau API é bastante fluido.

  1. O que são Hidrocarbonetos? Cite um exemplo de hidrocarboneto.

            Resposta: Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por hidrogênio e carbono. Por isso o nome hidrocarboneto (hidro=H e carbono= C) Exemplo: (C3H8): presente no gás de cozinha GLP.

  1. Quais os critérios utilizados na classificação das cadeias carbônicas?

      Resposta: As cadeias carbônicas são formadas pela ligação química entre átomos de carbono e hidrogênio. As cadeias carbônicas, ou seja, as moléculas de qualquer composto orgânico que são formadas pelo conjunto de todos os átomos de carbono e heteroátomos, podem ser classificadas de acordo com vários critérios. A seguir essa classificação e os critérios adotados serão mais bem explanados:

  1. Quanto ao fechamento da cadeia:

  1. Cadeia aberta, acíclica ou alifática: uma cadeia abeta é aquela que possui pelo menos duas extremidades ou pontas, não há nenhum encadeamento, fechamento, ciclo ou anel nela. Exemplos:

     

  1. Cadeia fechada ou cíclica: não possui nenhuma extremidade ou ponta, seus átomos são unidos, fechando a cadeia e formando um encadeamento, ciclo, núcleo ou anel. Exemplos:

  1. Cadeia mista: apresenta tanto uma parte da cadeia fechada quanto uma parte da cadeia aberta. Exemplos:
  1. Quanto a disposição dos átomos de carbono na cadeia carbônica:

2-1 Cadeia normal, reta ou linear: ocorre quando só existem carbonos primários e secundários na cadeia. Estando em uma única sequência, geram apenas duas extremidades ou pontas. Exemplos:

2-2 Cadeia ramificada: são aquelas que possuem três ou mais extremidades, com carbonos terciários ou quaternários. Exemplo:

  1. Quanto ao tipo de ligação entre átomos de carbono:

3-1 Cadeia saturada: classificação dada para aquelas cadeias que possuem somente ligações simples entre os carbonos. Exemplo:

3-2 Cadeia insaturada: cadeias que possuem pelo menos uma ligação dupla ou tripla entre os carbonos. Exemplos:

  1. Quanto à natureza dos átomos que compõem a cadeia carbônica:

4-1 Cadeia homogênea: são aquelas que não possuem nenhum heteroátomo entre carbonos, ou seja, essas cadeias são constituídas somente por carbonos. Exemplo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com