TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.065 Palavras (37 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 37

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        REVISÃO DA LITERATURA        

2.1        Fisiologia circulatória do sangue        

2.1.1        Sangue        

2.1.2        Função dos vasos sanguíneos na fisiologia circulatória        

2.2        Fisiologia circulatória da linfa        

2.2.1        Sistema linfático        

2.2.2        Formação da linfa        

2.2.3        Características        

2.2.4        Função        

2.2.5        Caso clínico do sistema linfático        

2.3        Estruturas linfáticas        

2.3.1        Linfonodos        

2.3.2        Baço        

2.3.3        Timo        

2.3.4        Tonsilas        

2.4        Fisiologia do coração        

2.4.1        Sistema cardiovascular relacionado à insuficiência cardíaca        

2.4.2        Fluxo sanguíneo pelo coração        

2.4.3        Ciclo cardíaco        

2.4.4        Frequência cardíaca e débito cardíaco        

2.5        Eletrocardiograma        

2.5.1        Arritmia        

2.6        Insuficiência cardíaca congestiva esquerda        

2.6.1        Tabela comparativa do coração normal e do coração insuficiente        

3        CONCLUSÃO        

4        REFERÊNCIAS        

  1. INTRODUÇÃO

O sistema cardiovascular é constituído pelo coração e por um sistema de vasos para distribuição do sangue para os tecidos do corpo e pulmões para troca de gases. Esteja o sangue oxigenado ou não, os vasos que o levam para fora do coração chama-se artérias e os que levam para o coração são as veias. A circulação para os pulmões (circulação pulmonar) está separada funcional e anatomicamente da circulação do restante do corpo (circulação sistêmica). Portanto, em termos de conceitos, é válido considerar o coração como duas bombas separadas dentro do mesmo órgão; uma delas sendo a bomba de baixa pressão que direciona o sangue que retorna do corpo para os pulmões e a outra uma bomba de alta pressão que distribui o sangue para a circulação sistêmica (FRANDSON et. al - 2014). 

A insuficiência cardíaca, também chamada de insuficiência cardíaca congestiva, é uma doença na qual o coração não consegue mais bombear sangue suficiente para o resto do corpo. Os efeitos clínicos morfológicos da insuficiência cardíaca esquerda (ICE) resultam primeiramente de um represamento progressivo ao sangue dentro da circulação pulmonar e das consequências da redução do fluxo e da pressão sanguínea periféricos.

 As causas dessa doença em cães podem ser endocardiose de mitral, cardiomiopatia dilatada idiopática, dirofilariose, hipertensão pulmonar, efusão pericárdica idiopática, arritmias, miocardite, pericardite, endocardite, estenose de valva-aórtica, persistência do duto arterioso, neoplasias cardíacas. Os sinais clínicos da insuficiência cardíaca esquerda variam de fraqueza, cansaço, mucosas pálidas e sincope, oligúria e azotemia pré-renal, arritmias, congestão venosa e edema pulmonar, tosse crônica (de baixo ruído), dispnéia variável, taquipnéia, ortopnéia, estertores pulmonares, hemoptise a cianose (NAZARETH, 2006).

A insuficiência cardíaca é uma síndrome amplamente estudada na medicina veterinária, sendo que a estratégia mais efetiva para o tratamento consiste na identificação e remoção da causa ou de sua prevenção. O clínico deve firmar um diagnóstico o mais eficaz possível e com base no aprofundado conhecimento do estado fisiológico do paciente e das conseqüências patológicas da moléstia, devendo instituir a terapia apropriada (NAZARETH, 2006).

A maioria das doenças cardíacas não tem cura, mas com o tratamento os animais vão ter melhor qualidade de vida. Os cães de hoje estão vivendmais e com qualidade, por isso devemos fazer o check-up de seis em seis meses para chegar mais cedo ao diagnóstico e posteriormente ao tratamento adequado (NAZARETH, 2006).

Desta maneira, o motivo da presente revisão bibliográfica é relacionar os aspectos fisiológicos normais do sistema cardiovascular com os aspectos patológicos da doença em estudo, podendo adquirir conhecimentos sobre esta doença tão séria e presente na clínica veterinária.

  1. REVISÃO DA LITERATURA

  1. Fisiologia circulatória do sangue

  1. Sangue

O sangue normalmente é classificado como tecido conjuntivo. Ele é um tecido conjuntivo líquido que flui por todas as células aos órgãos de eliminação que os excretam do corpo, na maioria das vezes pulmões e rins  (COLVILLE, BASSERT, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (545.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com