Economia I
Por: Yuuriw • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 741 Palavras (3 Páginas) • 248 Visualizações
Economia
É o estudo da maneira como se administram e processam os recursos escassos da natureza e que estão à disposição dos agentes econômicos e das formas de distribuição destes para a sociedade.
----------------------------
Subdvide-se em duas grandes áreas:
Microeconomia: Analisa o comportamento das unidades economicas; familias(consumidores), empresas e governo. Estuda tb os mercados que operam os demandantes(consumidores) e ofertantes (produtores, comerciantes) de bens e serviços.
Macroeconomia: Estuda o conjunto num todo. Proposito é obter visão simplificada a cerca da economia de um ou varios paises.
Ambas envolvem fatos, teorias e políticas. Cada uma delas contém elementos de Economia Política e Economia Normativa
---------------------------
Economia Politica:
Foca em fatos, evitando juizos de valor. Tenta estabelecer afirmações cientificas sobre o comportamento economico. Expressa relacação entre teoria e ordem pratica.
Economia Normativa(Politica):
envolve juízo de valor sobre como a economia deve ser ou que ações particulares de política devem ser recomendadas para que aquela forma seja obtida. Expressa a relação entre a teoria e a ideologia.
----------------------------------------------
Pensamento economico: Feudalismo, Mercantilismo, Liberalismo, Fisiocratas, Classicos, Marxismo, Socialismo, Neoclassicos, Keynesianismo, Neoliberalismo(atual desde 1980), Monetaristas, Comunismo.
Valor: Conceito fundamental da economia politica que designa atributos que da aos bens materiais qualidade de bens economicos.
O valor de troca é medido pelo tempo de trabalho socialmente necessário, ou seja, o tempo padrão, para produzir uma mercadoria, diferente do valor de uso.
_____________________________________________________________
Produção Máxima significa que todos os recursos empregados devem ser utilizados de modo a oferecer a maior satisfação possível de nossas necessidades materiais.
A eficiência produtiva consiste na produção de qualquer combinação particular de bens e serviços na forma mais barata possível.
A eficiência alocativa consiste na produção da combinação de bens e serviços mais valorizados pela sociedade.
O custo de oportunidade é considerado o valor que se deixa de lucrar quando na etapa decisória vai para um caminho em detrimento a outro. Na maior parte dos casos, em um número elevado de alternativas obtém um custo de oportunidade que é considerado, sendo que, os benefícios da opção rejeitada serão o custo de oportunidade da opção desejada.
Sistemas economicos: um conjunto particular de arranjos institucionais e um mecanismo de coordenação
Capitalismo Puro - Em tais sistemas de mercado, cada participante atua com base em seu próprio interesse; cada indivíduo ou firma busca maximizar sua satisfação ou lucro através de suas próprias decisões em relação a consumo ou a produção.
Centralmente Panificada ou Comunismo - caracterizado pela propriedade pública (do governo) de praticamente todos os recursos de propriedade; além disso, as decisões econômicas são tomadas através do planejamento econômico central.
...