Economia excesso de oferta e demanda
Por: raiana neves • 24/11/2020 • Trabalho acadêmico • 346 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Excesso de Oferta
Os preços do petróleo recuaram em face do excesso de oferta e da fraca demanda por combustíveis, devido à pandemia do coronavírus. O preço do barril do petróleo dos EUA fechou em queda de U$ 2,45 dólares ou 9,4% a U$ 23,63 por barril.
Como existem mais bens sendo ofertados do que os consumidores estão dispostos a comprar, provocando uma formação de estoquesinvoluntários. Com isso os produtores reduzem seus preços para evitar esse excesso o que eleva a demanda pelo produto. Esse processo ocorre até a economia atingir o ponto de equilíbrio, em que os vendedores e consumidores encontram-se satisfeitos.
Ex.: Excesso de oferta.
P Oferta
U$ 23,63
Demanda
Q1 Q2 Q
A oferta do produto no mercado é maior do que a demanda de consumo.
A demanda pelo produto é menor do que a quantidade ofertada.
Excesso de Demanda
Há escassez de oferta, os produtos aumentam os preços, a quantidade demandada diminui e a ofertada aumenta, o mercado continua a si ajustar ate que o preço e equilíbrio seja atingido.
No cenário atual que estamos vivendo com o coronavírus, onde o valor do álcool em gel antes da pandemia era vendido a R$8,00 reais 500g, agora o mesmo produto começou a ser vendido por R$23,00 reais à unidade, mas o consumidores querem comprar uma quantidade muito maior do que existe no mercado. Então esse excesso de demanda vai fazer com que o preço aumente até chegar ao ponto de equilíbrio.
Com os preços mais altos os consumidores desistem de comprar um pouco e os produtores vão querer vender uma quantidade maior.
P
P0
P2
Excesso de demandaD
Q1 Q0Q2Q
...