Economia verde
Resenha: Economia verde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: BRUNAB21 • 21/5/2014 • Resenha • 874 Palavras (4 Páginas) • 285 Visualizações
Economia Verde é um conjunto de processos produtivos (industriais, comerciais, agrícolas e de serviços) que ao ser aplicado em um determinado local (país, cidade, empresa, comunidade, etc.), possa gerar nele um desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental e social.
O principal objetivo da Economia Verde é possibilitar o desenvolvimento econômico compatibilizando-o com igualdade social, erradicação da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, reduzindo os impactos ambientais negativos e a escassez ecológica.
De acordo com especialistas que atuam nas áreas de Economia e Meio Ambiente, a aplicação da Economia Verde em países desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a geração de empregos e o progresso econômico. Ao mesmo tempo, combateria as causas do aquecimento global (emissões de CO2), do consumo irracional de água potável e dos fatores que geram a deterioração dos ecossistemas.
Principais características da Economia Verde:
Pouco uso de combustíveis fósseis (gasolina, carvão, diesel, etc.) e aumento do uso de fontes limpas e renováveis de energia;
Eficiência na utilização de recursos naturais;
Práticas e processos que visam à inclusão social e erradicação da pobreza;
Investimento e valorização da agricultura verde;
Tratamento adequado do lixo com sistemas eficientes de reciclagem;
Qualidade e eficiência nos sistemas de mobilidade urbana.
A Economia Verde foi um dos principais temas da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), realizada na cidade do Rio de Janeiro em junho de 2012.
Para que essa economia se torne real, são necessários investimentos públicos e privados, tecnologias, políticas públicas, programas governamentais e práticas de mercado voltadas para:
Melhoria dos processos produtivos;
Aumento da eficiência com diminuição no uso dos recursos naturais;
Diminuição das emissões de gases do efeito estufa;
Transformação de resíduos de um processo em insumos de outros;
Proteção dos mananciais, uso responsável da água, universalização do saneamento básico;
Ampliação de fontes de energia limpas e renováveis;
Recuperação e preservação dos ecossistemas;
Atenuar os efeitos da mudança do clima.
Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) pode ser entendido como o conjunto dos procedimentos necessários para administrar uma empresa garantindo que as suas atividades gerem o menor impacto negativo possível sobre o ambiente. As empresas que buscam produzir sem por em risco a qualidade do ambiente garantem para si um diferencial, que pode destacá-las no mercado e garantir novos consumidores. Com o SGA também se pode reduzir o custo de produção, por diminuir os gastos com insumos, e gerar benefícios sociais e ambientais. Pode-se concluir que o SGA é uma ferramenta importante para as empresas que visam ganhar mercado e lucratividade, mas também para a obtenção de um ambiente ecologicamente equilibrado.
Economia internacional É certo que o encontro de um equilíbrio no comércio entre as nações depende de inúmeros fatores, e a conciliação entre fatores internos e externos são muitas vezes complexos, o que nem sempre permite que todas as nações usufruam de uma situação positiva em suas relações de comércio com o exterior.
O estudo da Economia Internacional envolve todos os aspectos ligados a atividade econômica entre as nações. Suas regras de funcionamento, aspectos legais, trocas monetárias, fluxos de mercadorias e servios, etc
Economia monetária é uma forma de sociedade onde os produtos
...