Escola de Gestão Científica
Resenha: Escola de Gestão Científica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilareliquias • 31/10/2013 • Resenha • 268 Palavras (2 Páginas) • 334 Visualizações
Escola de Administração Cientifica
A Escola de Administração Cientifica foi criada por Frederick Winslow Taylor, a partir da segunda metade do século XIX apresentando soluções praticas para resolver problemas internos nas empresas, baseando-se em métodos científicos na administração com o intuito de garantir melhor custo beneficio aos sistemas produtivos.
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta de padronização dos métodos de trabalho, o desconhecimento por parte dos administradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Para Taylor, as bases da administração científica são:
Estudo de tempos e padrões de produção;
Supervisão funcional;
Padronização de ferramentas e instrumentos;
Planejamento das tarefas e cargos;
Principio da execução;
Utilização da régua de calculo e de instrumentos para economizar tempo;
Fichas de instruções de serviços;
Prêmios de produção pela execução das tarefas;
Definição da rotina de trabalho.
Escola da Administração Clássica
Foi idealizada por Henri Fayol. Segundo Fayol, a administração é uma função distinta das outras funções, como finanças, produção e distribuição, e o trabalho do gerente está distinto das operações técnicas das empresas. Com este traço de especificidade Fayol colaborou para que se tornem mais nítidos o papel dos executivos. Identificou quatorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz. Esses princípios se tornaram uma espécie de prescrição administrativa universal, que segundo Fayol devem ser aplicada de modo flexível. Os quatorzes princípios são:
Divisão do trabalho.
Autoridade e responsabilidade.
Disciplina.
Unidade de comando.
Unidade de direção.
Subordinação.
Remuneração do pessoal.
Centralização.
Hierarquia.
Ordem.
Equidade.
Estabilidade de pessoal.
Iniciativa.
Espírito de equipe.
...