Estratégia de negócios
Tese: Estratégia de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NuriaMello • 3/5/2014 • Tese • 3.034 Palavras (13 Páginas) • 300 Visualizações
Estrategia empresarial:
- Determinação de metas
- conjunto de decisões, objetivos e politicas a serem adotadas para tais metas sejam atingidas
Diagnostico (onde estamos) – Missoes, Objetivos, politicas e metas (para onde queremos ir?) – estratégia (como iremos)
Sequencia basica de elaboração de um plano estrategico:
1- Determinação da missão da empresa – a missão escrita da empresa deve proporcionar uma visão clara da natureza do negocio da empresa e seu campo de atuação. Deve refletir uma preocupação fundamental com as necessidades do mercado.
2- Analise ambienteal, que inclui: identificação dos fatores chaves de sucesso – representa um atributo do qual a entidade deve dispor para ser bem sucedida. Naturalmente, depende de forma direta da missão; analise das variaveis ambientais criticas internas e externas – representa fatores economicos, politicos, sociais e tecnologicos cujo comportamento pode afetar os fatores chaves de sucesso. Devem ser classificados do ponto de vista externo (ameaças e oportunidades) e do ponto de vista interno ( pontos fortes e pontos fracos)
3- Estabelecimentos de diretrizes e objetivos estratégicos – diretrizes podem ser definidas como conjuntos de indicações de carater amplo que direcionam o comportamento da empresa como um todo, orientando o raciocionio na tomada de decisão. Objetivos estrategicos, por sua vez, são o alvo a ser atingido pela organização, devendo representar uma necessidade real e desafiadora.
4- Determinação de estrategias – deve ser feita de acordo com o obejtivo definido, isto é: produto? Mercado? Tecnologia?
5- Avaliação dessas estrategias – deve-se eliminar aquelas que não aproveitam o pontencial da organização, não exploram suas oportunidades; não reduzem as vulnerabilidades; não eliminam as ameaças do ambiente interno e externo; não mater o risco associado as operações dentro de um nivel aceitavel.
FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO ESTRATEGICO
• analise SWOT: se apresenta as forças e fraquezas (fatores internos), oportunidades e ameaças da organização (fatores externos)
• analise Slack – separa os fatores competitivos entre criterios ganhadores de pedidos, aqueles que direta e significativamente contribuem para a realização de um negocio, e critérios qualificadores, aqueles que podem não ser os principais determinantes do sucesso competitivo, mas são importantes de outra forma. Fatores competitivos são definodos como: custo, qualidade, rapidez, confiança e flexibilidade. Os dados são dispostos em uma matriz grafica que os dispõe entre zona de ação urgente, zona de melhoramento, zona apropriada e zona de excesso.
Segundo Porter, as principais forças competitivas de um negocio são: entrantes potenciais, fornecedores, compradores, subistitutos, concorrentes. As empresas devem buscar sua liderança atraves de custo ou diferenciação, em alvo amplo, ou atraves de foco, alvo restrito.
• Matriz BCG: Matriz crescimento-participação, uma ferramenta analitica que visa classificar produtos de determinada empresa de acordo com o seu potencial.
Essa matriz se divide nos seguintes quadrantes: Estrelas ( crescimento de mercado alto com participação de mercado alta), Vacas leiteiras ( crescimento de mercado baixo com participação de mercado alta), Pontos de interrogação – oportunidade (crescimento de mercado alto com participação de mercado baixa), Animais de estimação – abacaxis (crescimento de mercado baixo com participação de mercado baixa).
BSC – Indicadores Balanceados de Desempenho
Esse conceito pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão de uma empresa não devem= se restringir a informações economicas ou financeiras, porque elas refletem muito mais ao passado que o futuro.
È necessario monitorar, juntamente com resultados economico-financeiros, desempenhos de mercado junto aos clientes, desempenhos dos processos internos e pessoas, inovações e tecnologia.
Isto é o que chama de “criar valor com ativos intangiveis”.
Onde queremos chegar (visão do futuro) – Que direção seguiremos ( a estrategia da empresa) – Como monitorar o andamento ( os indicadores do BSC)
Alinhamento do Planejamento Estrategico com as Ações Operacionais da empresa
• Tradução da visão e da estrategia: o processo tem inicio com a alta administração para traduzir a estrategia de sua unidade de negocios em objetivos estrategicos. Para cada objetivo devem ser identificados indicadores de desemprenho, a fim que seja simples e rapida a mensuração de desempenho nos diversos niveis e que a analise da performance da organização seja menos subjetiva.
• Comunicação da estrategia: pontos criticos que devem ser alcançados para que a estrategia seja bem-sucedida.
• Planejamento e estabelecimento de metas e alinhamento de iniciativas estretegicas: estabelecerão metas que, se alcançadas, transformarão a empresa.
• Feedback e aprendizado estrategico: este é o aspecto mais inovador e importante de todo o metodo
1 passo – formular a missão e a visão
2 passo – estabelecer os fatores criticos de sucesso e os valores essenciais
3 passo – elaborar os objetivos estrategicos
4 passo – definir os indicadores de desempenho e suas metas
5 passo – formular as iniciativas ou estrategias de melhoria organizacional
Indicadores chave de desempenho: um bom balanced scorecard deve ser uma combinação adequada de resltados ( indicadores de ocorrenciaa) com impulsionadores de desempenho ( indicadores de tendencias) ajustados a estrategia.
Um indicador de longo prazo passivel de ser utilizado na gestão estrategica deve estar/ser:
- atrelado ao proposito da organização e com os objetivos estrategicos
- passivel de ser mansurado durante certo espaço de tempo
- aceitavel pelas pessoas da organização, uma vez que as mesmas participaram de sua definição
- flexivel para modificações que se mostrem necessarias
-
...