Estrutura e organização da educação brasileira
Projeto de pesquisa: Estrutura e organização da educação brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nayanne10 • 13/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 299 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
NAYANNE SANTANA DA SILVA - RA: 8527971371
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz
GOIANIA - GO
2014
Introdução
Este trabalho tem a finalidade de compreendermos a importância do trabalho com as crianças e mostrando as diferenças e culturas existentes. Podendo ver leis ao nosso favor, Leis que muitos desconhece ao favor do aluno.
Qual é a importância do trabalho multiculturalismo na sala de aula, para compreender as diferenças, crenças, assim ensinando como se adaptar no dia-a-dia de cada um. Buscando forma cidadãos preparado para o mercado de amanhã. Ensinando a liberdade de expressar sem desrepeitar ao proximo.
A escola é um lugar onde se confronta todas as culturas, se tornando o ambiente mais apropriado para se desenvolver e transmitir esses conhecimentos.
Desenvolvimento
Passo1
Documento:
Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.
Lei de Diretrizes e Bases
da Educação Nacional
(LDBEN 9.394/96) A Educação é desenvolvida na vida familiar, na convivência humana, na escola, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e manifestações culturais, a educação é dever da família e do Estado, baseando-se sempre na igualdade de condições, liberdade de ensinar e aprender, pesquisar e divulgar as culturas e pensamentos, respeito à liberdade, gratuidade do ensino público, valorização do professor. Processo de formação que se desenvolve, na vida familia, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. É dever da família e do Estado, inspira nos o princípios de liberdade e nas ideias de solidariedade humana. Finalidade o pelno desenvolvimento do educado, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) Vivemos numa sociedade em constantes transformações que instiga no ser humano a necessita de todo tempo renovar os conhecimentos, ou mesmo produzir e reproduzir novos conhecimentos a ponto de tornar o homem um ser autônomo capaz de atender as exigências dessa sociedade bem como suas próprias necessidades, e atuar enquanto construtor de sua história. Os PCNs cujo obejetivo é auxiliar o docente na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforçõ diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade. É um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental do País, orienta e garante coerência dos investimentos no sistema educacional. O processo de elaboração do PCN teve início após o estudo de propostas curriculares e da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas sobre os currículos oficiais e do contato com informações relativas às experiências de outros países.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Visa atender os propósitos expressos na Indicação CNE/CP6/2002, bem como regulamentar a alteração trazida à Lei 9.394/96 de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Na Lei 9.394/96, asseguram o direito à iqualdade de condições de vida e de cidadania, assim como garantem iqual direito às diferentes fontes da cultura nacional a todos brasileiros. A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, na medida em que procedem de ditames constitucionais e de marcos legais nacionais, na medida em que se referem ao resgate de uma comunidade que povoou e construiu a nação brasileira, atingem o âmago do pacto federativo.
Referencial Curricular
Nacional para Educação
Infantil, Volume 1. A educação infantil vem crescendo de forma intensa tanto no Brasil como no mundo devido à urbanização, a participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, uma nova organização familiar e conscientização da importância das experiências na primeira infância. Hoje em dia as proposta educacionais para educação infantil tem seu foco no cuidar e educar, no papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento da criança comum ser indivisivel. O professor deve considerar a capacidade de cada aluno, sendo elas afetivas, emocionais, sociais e cognitivas, pois cada um possui um tipo de conhecimento em determinados assuntos. Cada aluno é diferente. O ensino a ser desenvolvido deve levar em consideração o nível de aprendizagem de cada um.
Passo 2
Título: Comemoração do dias dos Pais Colégio Parque Sevilha 2013
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BjFR7MxMUA
Acesso em: 15/03/2014
Análise crítica:
O colégio Parque Sevilha emocionou todos presente nesta festividade, principalmente os pais dos alunos, os professores trabalhou muito bem, na questão
...