Estudo de Riscos: “Controle de Vendas”
Por: Bruno Cleim • 8/10/2015 • Projeto de pesquisa • 852 Palavras (4 Páginas) • 896 Visualizações
Estudo de Riscos: “Controle de Vendas”
Riscos quanto aos benefícios
Os maiores riscos que podem prejudicar o objetivo final que são os benefícios são: Falta de mapeamento, redesenho, alinhamento dos processos antes da seleção/implantação do ERP e CRM, o sistema não estar alinhado com o negócio da organização, perda de prioridade do projeto na empresa, resistência dos funcionários à implantação do ERP, falta de preparo técnico dos funcionários na utilização do sistema, desmotivação e não envolvimento dos usuários na implantação do sistema.
Esses são os maiores riscos que podem ocorrer caso o Analista de Projeto responsável não entenda os processos da empresa e não consiga redesenhar o mesmo para o sistema ERP. Por isso é fundamental que o mesmo trabalhe na empresa e conheça o departamento para que o sistema traga realmente os benefícios esperados pela empresa que são: organização, acompanhamento em tempo real dos processos de venda, nota fiscal eletrônica e gestão do relacionamento com o cliente. Na fase de implantação motivar a equipe para os benefícios e uso do sistema com treinamentos de como utilizar o sistema para facilitação dos processos internos.
Os benefícios serão medidos através de:
Redução do custo operacional – É aproximadamente 10 vezes mais caro fazer um atendimento através do telefone que através de um “Fale conosco” na internet;
Diminuição dos custos de publicidade ao se utilizar Email Marketing e campanhas online bem direcionadas a potenciais clientes e contatos;
Simplificação dos processos de Marketing e Vendas ao se entender as necessidades dos clientes;
Melhor atendimento ao cliente – Possuir dados e histórico do cliente permite um atendimento mais eficiente, o que leva à maior satisfação do cliente e consequentemente maior marketing Boca a Boca.
Portanto uma solução CRM utilizada por uma equipe treinada, com as metas de sua empresa sempre em mente, irá promover a redução dos custos administrativos, a redução do tempo para encontrar informações, melhorará a visibilidade do desempenho da empresa, conseguirá resolver os problemas com mais agilidade e aumentará a retenção dos clientes.
Riscos quanto aos recursos
Os maiores riscos referente aos recursos analisados foram: gerente de projetos não ser um funcionário da empresa, escolha inadequada do gerente de projetos, falta de dedicação total dos funcionários envolvidos com a implantação, perda dos funcionários envolvidos com a implantação do ERP, escolha inadequada da tecnologia do ERP e da versão do ERP.
A probabilidade é grande de esses riscos acontecerem e o impacto no projeto é de atraso, falha na qualidade, falha na implantação e na falha do objetivo inicial do projeto. A solução será impor a obrigatoriedade do gerente de projetos ser alguém que pertença a organização, utilizar critérios técnicos e gerenciais pré-definidos para a escolha certa do funcionário que irá se tornar o gerente de projetos, sempre com a garantia de uma pessoa reserva acompanhando e pronta para assumir caso aconteça algum imprevisto, garantir a dedicação e comprometimento total desses funcionários e determinar com comparações a tecnologia correta para que seja evitado upgrades desnecessários.
A equipe irá dominar o sistema após a implantação e treinamento e todos os equipamentos já estão disponíveis nos departamentos que irão utilizar.
Riscos quanto aos custos
Os maiores riscos quanto aos custos são: As falhas no orçamento de implantação, remuneração para os funcionários não planejados e instabilidade financeira da empresa.
Fazer uma análise prévia das condições financeiras da empresa e tomar medidas no sentido de manter estas
...