Etapas essenciais para se criar um novo negócio
Relatório de pesquisa: Etapas essenciais para se criar um novo negócio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: stevansouza • 22/10/2013 • Relatório de pesquisa • 2.228 Palavras (9 Páginas) • 427 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS - Empreendedorismo
Taguatinga/DF
2013
Professor tutor presencial: Elane Ramalho
Professor tutor a distância: Vanessa Neves de Oliveira
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Processos Gerenciais para a obtenção de nota.
Taguatinga/DF
2013
SUMÁRIO
Introdução 4
Definição de Empreendedorismo 5
Etapas essenciais para se criar um novo negócio 7
Conceito de Plano de Negócios 8
Execução do Plano de Negócio 13
Considerações Finais 14
Referências Bibliográficas 15
INTRODUÇÃO
O uso da tecnologia da informação vem transformando o dia-a-dia de vários indivíduos, tornando-se, assim, uma nova perpectivada relação humana- um fator importante para o desenvolvimento individual e coletivo. A relevancia desse fato pode ser comprovada pela PNUD, que publicou relatório dedicado a estudar o que novas tecnologias podem fazer para o desenvolvimento humano. O estudo enfatiza que as novas tecnologias não devem ser usadas como mais um fator para separar países desenvolvidos dos em desenvolvimento, mas que o seu uso deve ser voltado para melhorar a vida das pessoas atraveés da educaçãoe redução da exclusão social.
Recentemente o Ministério da Ciência e Tecnologia publicou os índices de inclusão digital no Brasil. O estudo demonstra que 22% da população brasileira
DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
O conceito de Empreendorismo tem sido muito difundido no Brasil. Isso porque, nos últimos anos , após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenomeno da globalização, muitas grandes empresas brasileira tiveram de procurar alternativas para aumentar a competividade, reduzir os custos e manter-se no mercado.Sendo o Empreendedorismo o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país, Identificando oportunidades, agarrando- as e buscando os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
Para Dornellas (2001) “ empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”.
A atividade empreendedora caminha junto com inovação e a criatividade , pois um país precisa criar constantemente novos produtos e serviços, como também melhorar o que já existe. Existem estudos que provam: o desenvolvimento economico de uma região, de um país só é virtuoso se houver um movimento empreendedor acentuado e não há outra saída para qualquer nação que queira densenvolver-se, a não ser atravéz do espirito empreendedor de seus cidadãos.
A ênfase ao empreendedorismo surge muito mais como conseqüência
das mudanças tecnológicas e sua rapidez, e não é apenas um modismo. O mercado competitivo também faz com que os novos empresários adotem novas medidas. Por isso o momento atual pode ser chamado de era do empreendedorismo, pois são os empreendedores que estão eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e
renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado.
O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor: Iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz. Utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o
ambiente social e econômico onde vive. Aceita assumir riscos calculados e a possibilidade de fracassar. O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só. Deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro.
Um dos principais atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
São considerados como exemplo de empreendedores:
- Um indivíduo que cria uma empresa, qualquer que seja ela;
- Uma pessoa que compra uma empresa e introduz inovações, assumindo riscos, seja na forma de administrar, vender, fabricar, distribuir ou de fazer propaganda de seus produtos e/ou serviços, agregando novos valores;
- Um empregado que introduz inovações em uma organização, provocando o surgimento de valores adicionais.
A decisão de tornar-se empreendedor pode ocorrer aparentemente por acaso. Na verdade, essa decisão ocorre devido a fatores externos, ambientais e sociais, a aptidões pessoais ou a um somatório de todos esses fatores, que são críticos para o surgimento e o crescimento de uma nova empresa.
ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO
Uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar,
...