Etapas básicas para criar um novo negócio
Projeto de pesquisa: Etapas básicas para criar um novo negócio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cibelesantos • 3/6/2014 • Projeto de pesquisa • 2.272 Palavras (10 Páginas) • 359 Visualizações
Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da Disciplina Empreendedorismo para a obtenção de nota, sob orientação da Profa. Tutora EAD Monique M. Metzner de Lima.
.
São Paulo /SP
2013
SUMÁRIO
Introdução .......................................................................................................... 04
1. Definição de Empreendedorismo .................................................................. 05
2. Etapas essenciais para se criar um novo negócio .......................................... 06
3. Conceito de Plano de Negócios ..................................................................... 08
3.1 Sumario Executivo ...................................................................................... 08
3.2 Analise de Mercado ..................................................................................... 09
3.3 Plano de Marketing ...................................................................................... 11
3.4 Plano Operacional ....................................................................................... 13
3.5 Plano Financeiro .......................................................................................... 13
4. Execução do Plano de Negócio ..................................................................... 15
Considerações Finais ......................................................................................... 17
Referências Bibliográficas ................................................................................. 18
INTRODUÇÃO
Um país cresce e melhora as condições de vida de seu povo. Com reconhecimento na economia como agente indispensável para a contínua transformação de uma economia moderna, o empreendedor, recebe atenção e interesse crescentes na última década, pelo seu papel de mobilizador de recursos, inovação e consequentemente, de gerar riqueza e emprego.
As organizações modernas encontram-se em um contexto mundial mais complexo e de grandes desafios.
Os avanços tecnológicos redefiniram os conceitos de fronteira e distância. O alcance geográfico foi ampliado pelo uso da Internet e das operações de parceria em rede.
Para vencer os desafios e sobreviver nesse ambiente altamente competitivo, as empresas investiram nas últimas décadas na modernização dos seus modelos de gestão, em processos de trabalho mais eficientes, em informação e inteligência, e em tecnologia de ponta.
Para que seja alcançado o nível de retorno esperado frente ao investimento realizado, será necessário investirmos na gestão de pessoas, em processos eficientes, tecnologias de ponta e estratégias diferenciais.
Escolhemos investir neste mercado de tecnologia de informação por apresentar-se para as organizações modernas como uma parceria estratégica na busca da eficiência e da inovação.
1. DEFINIÇÃO DE EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo é a capacidade de uma pessoa fazer algo de forma criativa e inovadora, é o estudo voltado para desenvolver competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto.
O empreendedorismo é essencial para geração de riquezas. São elas que promovem o crescimento econômico, o empreendedor apresenta muitas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio.
Dentre elas, podemos dizer que o mesmo deve desenvolver a criatividade, a capacidade de organização e planejamento, a responsabilidade, habilidade para trabalhos em equipe, ter liderança, visão do futuro, interesse, inovador, persistência, facilidade de comunicação e expressão, sabendo ouvir as pessoas e acima de tudo, fazer o que gosta, tendo afinidade com seu negócio e/ou projeto.
“Segundo Robert Hirsch, em seu livro "Empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação econômica e pessoal".
2. ETAPAS ESSENCIAIS PARA SE CRIAR UM NOVO NEGÓCIO
A identificação e o aproveitamento de oportunidades são essenciais para se manter no mercado, uma ideia, uma opinião e uma experiência podem não ser, necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa ideia.
A ideia, mesmo sendo criativa, pode não ser possível de ser realizada e pode não atender uma necessidade humana.
Já a oportunidade, é um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças na empresa, em clientes, ou até mesmo em nossas vidas.
Para se criar um novo negócio, é muito importante o planejamento, a informação e a capacitação. Sempre ter informações atualizadas, conhecimento do mercado, das tendências, necessidades e sempre entender e valorizar o que faz a diferença para o consumidor.
A oportunidade deve ser viável, para aproveita-la, o empreendedor precisa ser capaz de se organizar, a fim de gerar os recursos necessários, desenvolver esforços sem comprometer o que já realizou e a competitividade da empresa.
Para definir o negócio, deve-se pensar que o mesmo deve ter vocação no ramo de atividade escolhido. O mercado deve ser favorável, ou seja, você precisa saber se terá clientes, se terá fornecedores e concorrência.
Estando seu negócio definido, planejado. Então com seu negócio aberto, você
...