Evolução do pensamento econômico
Projeto de pesquisa: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Line2122 • 4/6/2014 • Projeto de pesquisa • 872 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
Trabalho de Economia
Evolução do pensamento Econômico
1. Precursores:
1.1 Fale um pouco sobre as primeiras referências conhecidas sobre Economia.
As primeiras referências aparecem no trabalho de Aristóteles(384-322 a.C.),em seus estudos sobre aspectos de administração privada e sobre finanças públicas. Também nos escritos de Platão (427-347 a.C.) e de Xenofonte (440-335 a.C.), sendo que esse último aparentemente cunhou o termo economia (oikonomia),no sentido gestão de bens privados.
1.2 O que foi o mercantilismo?
Foi a primeira escola econômica. O mercantilismo tinha algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Tem como característica fundamental a intervenção do Estado na economia para o fomento da riqueza nacional. Têm o objetivo também de fortalecer o poder dos ainda fracos Estados nascentes.
1.3 Como surgiu a fisiocracia e o que pregava?
Surgiu na França como reação ao mercantilismo,em meados do século XVIII. Ela sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo que fosse contra ela seria derrotado. Encorajava a agricultura e exigia que o comércio e as finanças fossem reduzidas ao menor número possível.
1.4 Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata). Os fisiocratas consideravam a agricultura como fonte original de toda riqueza, porque somente ela permitia larga margem de lucros sobre um investimento pequeno.
1.5 Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
O mais destacado economista foi Adam Smith (1723-1790).
Entendia que a atuação da livre concorrência, levaria a sociedade ao crescimento econômico, como que guida por uma “mão-invísivel”. Ou seja independente da ação do Estado (liberalismo). A divisão de trabalho que resulta produtividade .O Estado deveria ser a proteção da sociedade contra eventuais ataques e à criação e à manutenção de obras e instituições necessárias, mas não à intervenção nas leis de mercado e, consequentemente, na prática econômica.
1.6 O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi o seu autor?
Esta teoria tem o objetivo de estudar o comercio internacional. Analisando as negociações entre países, se há vantagem em comerciarem, quais produtos devem negociar, entre outros assuntos. David Ricardo (1772-1823) foi o autor desta teoria.
1.7 Quem definiu melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado?
Alfred Marshal (1842-1924) foi quem definiu melhor a economia de mercado.
1.8 Defina a lei de Say.
A definição da lei de Say é : aumento da produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários que, consequentemente, seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
2. Teoria Neoclássica:
2.1 Fale um pouco sobre esta teoria, quem foi o grande destaque.
Esta teoria privilegiava os aspectos microeconômicos. Também procuravam isolar os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social. O desejo do consumidor de maximizar sua utilidade e o do produtor de maximiza seu lucro são a base para a elaboração desta teoria. Alfred Marshall (1842-1924) foi o grande destaque desta teoria.
2.2 Duas teorias foram difundidas nesta época, o utilitarismo e o marginalismo, comente essas teorias.
Utilitarismo: é quando se pretende medir o grau de satisfação do consumidor.
Marginalismo: é uma análise que fundamenta-se em conceitos marginais, como receita e custos marginais,para deduzir o equilíbrio de mercado.
2.3 A teoria quantitativa da moeda também é neoclássica, o que ela relaciona?
Ela relaciona o volume no sistema econômico
...