Evolução do pensamento econômico
Resenha: Evolução do pensamento econômico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: douglas.alves • 18/8/2014 • Resenha • 304 Palavras (2 Páginas) • 315 Visualizações
Douglas Pereira Alves
Gestão Empresarial – Noite – Fatec Cotia
Resumo: Evolução do pensamento econômico
O pensamento econômico evoluiu ao longo dos séculos, desde a antiguidade com os trabalhos de Aristóteles, Platão e Xenofonte, passando pela era do Mercantilismo onde a ideia central da economia era, de quanto mais metais preciosos a nação possuir, mais poder e influência ela teria, a Fisiocracia tendo como destaque o Dr François Quesnay que em sua obra, dividia a economia em setores.
Nos tempos modernos, Adam Smith é o considerado percursor do estudo da economia moderna, em sua obra A Riqueza Das Nações, publicada em 1776, Adam defende a tese da divisão do trabalho, ou seja, operário que se especializam em determinadas tarefas consegue um maior rendimento e consequentemente uma maior lucratividade para a empresa. Essa ideia se dissemina até hoje, promovendo discussões sobre a obra de Smith. Vale ressaltar também David Ricardo, que a partir dos estudos de Adam Smith, deu origem à duas correntes: os neoclássicos e os marxistas.
Alfreda Marshal é o grande destaque da corrente neoclássica que teve início em 1870, essa corrente contou com o início do foco ao consumidor e os seus desejos. O sucessor de Marshal foi John Keynes (teoria keynesiana), sua obra teve tanto impacto que foi considerada uma revolução. A obra de Keynes surgiu da década de 30, com a economia mundial abalada pela grande depressão, intitulou que a crise era passageira e apontava soluções para tirar o mundo da depressão.
As escolas marxistas surgiram como uma abordagem alternativa para o estudo da economia, estes, se embasando sobre a obra de Karl Marx, desenvolveram a teoria do valor-trabalho, tendo como principal conceito a mais-valia. Nos tempos atuais, os avanços tecnológicos trouxeram consigo uma maior facilidade de processamento e precisão de informações permitindo um aprimoramento das teorias já existentes e abrindo novas portas para novas teorias.
...