Excedentes de produção
Artigo: Excedentes de produção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: k1m2k1m2 • 6/10/2013 • Artigo • 298 Palavras (2 Páginas) • 333 Visualizações
EXCEDENTES DE PRODUÇÃO
O conceito de excedente envolve a fração da produção social não consumida pelos produtores ou que, no termo do circuito produtivo, ultrapassa os consumos necessários à reprodução, sendo absorvida em geral pelas classes não produtivas.
Constitui um dos fatores influentes nas relações sociais de produção. Com efeito, se a sociedade consagrasse todo o seu tempo de trabalho a produzir meios de subsistência, não teria qualquer possibilidade de se dedicar a outras atividades, fossem elas artesanais, artísticas, científicas, religiosas ou guerreiras. A existência de excedentes permitiu o aparecimento de indivíduos não ocupados inteiramente com a produção de bens essenciais. Deu lugar, ainda, a uma diversificação das atividades e ao inicio duma divisão social do trabalho.
Com o desenvolvimento econômico a sociedade começa a produzir mais do que necessita para a sua subsistência imediata, num determinado período e espaço, o que se reflete na criação de novas técnicas de armazenamento, conservação e renovação da produção nos períodos seguintes. Quando o excedente atinge proporções consideráveis, há saltos no desenvolvimento, por vezes acompanhados de contradições e conflitos.
No sistema comunitário os homens produzem uma quantidade extremamente insignificante, apenas suficiente para a manutenção da própria vida ou para cobrir as necessidades mais elementares, ou seja, o produto necessário.
À medida que se desenvolvem e aperfeiçoam as forças produtivas cresce a produtividade do trabalho e os homens começam a conseguir um produto suplementar, que excede o produto necessário.
A apropriação gratuita , por certos indivíduos ou grupos, do produto suplementar, deu origem ao aparecimento de uma classe de homens não diretamente envolvidos, total ou parcialmente, na produção e vivendo à custa do consumo do produto suplementar criado por outros, O excedente da produção sobre o consumo conduz a uma inevitável definição da titularidade do controlo desse excedente e à tendência para a sua apropriação.
...