Fabricante de móveis residenciais e de escritório
Projeto de pesquisa: Fabricante de móveis residenciais e de escritório. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janiane • 30/9/2014 • Projeto de pesquisa • 664 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como objetivo diagnosticar as empresas, Fábrica de Móveis Florence Ltda., fabricante de móveis residenciais e para escritório, tendo suas atividades desenvolvidas em Flores da Cunha e a Cia Nacional do Aço, que é uma distribuidora de Aço Carbono, que tem sua matriz em Alvorada e a filial em Caxias do Sul.
Com os dados obtidos das empresas citadas vamos analisar e comparar a situação das mesmas, usando as teorias das disciplinas de Ética, Política e Sociedade; Modelos de Gestão; Economia e Gestão de Pessoas.
Tivemos como metodologia para este trabalho, uma pesquisa com as empresas, livros e a internet.
2 DESENVOLVIMENTO
Empresa Fábrica de Móveis Florence Ltda., localizada no Município de Flores da Cunha/RS, composto por 580 colaboradores. Fundada em 1953, a empresa sempre teve um objetivo muito claro: fazer o melhor, e fazer bem feito, para exercer as expectativas do consumidor. Para a Florense, cada cliente é único e sua personalidade deve ser respeitada. No início dos anos 60, iniciou-se a produção em série e foram contratados os primeiros representantes para atender o varejo de todo o Brasil. Também foram abertas duas novas lojas próprias, uma em Porto Alegre e outra em Caxias do Sul. A primeira unidade automatizada da então Fábrica II foi inaugurada em 1975, dotada de layout, máquinas, equipamentos e logística que a tornaram modelo em todo o mundo. Em dois anos a fábrica já estava totalmente paga, com lucro de sua própria produção. Esse foi o maior empreendimento da história da Florense, mudando radicalmente o destino da empresa. A Florense conquistou o mercado externo em 1982, com linha de móveis para escritórios, de estilo clássico, desenvolvida em parceria com empresas norte-americanas. Atualmente já exporta também várias linhas de escritórios e móveis residenciais. Os principais mercados são Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Outros países como Portugal, Espanha, Uruguai, Paraguai e Chile também têm participação significativa. Visando crescer ainda mais a Florense abriu duas lojas nos Estados Unidos. E uma no Panamá. A Florense atua em diversos segmentos de mercado e, por isso, há diferentes efeitos que interferem no planejamento e desempenho. A manutenção de altas taxas de juros afeta a economia como um todo e, no ramo de negócio da Florense, essa influência negativa e refletida na retração da construção civil.
O câmbio também influencia diretamente e empresa tanto para as compras, já que algumas matérias primas são importadas, a carga tributária e a falta de soluções sobre a informalidade de muitas empresas prejudicam a competitividade não só no mercado internacional, mas também no nacional, mesmo assim a Florense está se mantendo lucrativa, mesmo sendo menor do que a planejada, graças ao alto valor agregado de seus produtos e a adequação dos custos industriais.
Porém o ser humano sempre foi prioridade para a Florense. A trajetória vitoriosa da Florense é marcada pela participação efetiva de seus colaboradores. Por isso, além de garantir-lhes assistência médica, odontológica e hospitalar de qualidade, também custeia parte de seus estudos, através do Programa Ensinar, e mantém convênio-creche para atender seus filhos. O código de ética
...