Fundamentos e metodologia de ensino de matemática
Artigo: Fundamentos e metodologia de ensino de matemática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: re0608 • 30/3/2014 • Artigo • 707 Palavras (3 Páginas) • 447 Visualizações
Análise do texto: Fundamentos e metodologia do ensino da matemática
Apesar de uma grande parte dos professores considerarem o uso do “concreto” importante na educação matemática observa-se que é escassa a discussão teórica do assunto.
Desde o século XIX existem considerações de que o ensino deve começar pela percepção de objetos concretos (materiais manipuláveis), com a realização de ações concretas e experimentações.
No Brasil, o uso de recursos didáticos dá-se no início de 1990, onde essa tendência ficou conhecida como empírico-ativista, onde o aluno passa a ser o centro do processo. Assim o aluno aprende a fazer fazendo.
Nestas atividades era valorizada a ação, a manipulação e a experimentação.
Análise
Cuidadosamente escolhidas pelo professor, o uso dos jogos e as situações lúdicas desencadeiam o ensino inspirados nos estudos provindos da Psicologia Cognitiva, onde contribuíram para o ensino da matemática, Prost, Piaget, Bruner e Dienes.
Geometria
No estudo da geometria existe uma exploração maior e uma relação muito grande entre o experimento e o conceito/abstrato.
São quatro os elementos essenciais neste estudo:
- Objeto real (modelos)
- Desenhos
- Imagens mentais
- Conceitos de natureza geral e abstrata
Algumas mudanças ocorreram na educação brasileira mediante o uso do livro didático. Deixou-se de manipular os objetos e o desenho bidimensional passou a substituir o concreto e assim, faltando à relação entre as suas peças.
Números naturais
No estudo dos números naturais é mais difícil o aluno relacionar o material concreto e o algoritmo introduzido. Assim, o estudo do uso do material concreto passou a ser menos importante.
Neste caso, a definição de material concreto passou a ser objeto que o aluno pode tocar, sentir, movimentar ou manipular. Podem ser materiais do dia a dia ou que representam uma ideia.
Dessa forma caso o professor não tenha clareza do uso dos materiais, este pode ser usado de forma inadequada e pouco exploratória e pouco ou nada contribuirá para a aprendizagem da matemática.
Mesmo que o material tenha a ver com o assunto abordado, não existe garantias de que o aluno veja as mesmas relações pois para ele existe um abismo entre o material manipulado e as relações matemáticas. Assim, pode-se dizer, que o problema não está no uso do material mas sim na maneira de como é usado.
“Não é o uso específico do material concreto, mas, sim, o significado da situação, as ações da criança e sua reflexão sobre essas ações que são importantes na construção do conhecimento matemático” (SCHLIEMANN;SANTOS; COSTA, 1992, p.101)
Articulações no Uso dos materiais concreto ou manipuláveis
Na nova concepção do ensino da matemática, desde pequenos as crianças já constroem hipóteses, sobre vários conceitos matemáticos. E com objetivo de aprender o ensino da matemática
...