Histórico da moeda
Abstract: Histórico da moeda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: irisios • 30/9/2014 • Abstract • 365 Palavras (2 Páginas) • 178 Visualizações
A história da moeda teve início com a prática de troca de mercadorias, chamada escambo. Logo no início, as pessoas trocavam o que possuíam em excedente por algo que precisavam. A negociação tinha como objetivo apenas suprir necessidades e, por isso, não havia uma equivalência no valor das mercadorias. Contudo, a essencialidade tornou alguns objetos mais valiosos que outros. Inicialmente, os tecidos, miçangas, sal, gado e outros objetos, chamados de Moeda-Mercadoria, assumiram a função de moeda. Algum tempo depois, essas mercadorias começaram a perder seu valor, pois além de serem facilmente perecíveis, também não permitiam o acúmulo de riquezas. A partir de então, o metal passa a ser o principal padrão de valor, devido a sua raridade, beleza, divisibilidade, entre outras vantagens. A grande valorização levou à sua utilização como moeda e ao surgimento de pequenos objetos metálicos que circulavam como dinheiro. Posteriormente, vieram as chamadas Moedas Antigas, eram pequenas peças de metal com peso e valor definidos e tinham a marca de quem as emitiu. A cunhagem dessas moedas era em ouro, prata e cobre, sendo o primeiro de maior valor. Esse sistema se manteve até o século XIX, quando surgiu a Moeda-Papel. Era um recibo que os ourives entregavam as pessoas, que lhes davam a prata e o ouro para que vendessem. Com o passar do tempo percebeu-se que através da moeda e do papel moeda era possível efetuar pagamentos, realizar a compra de bens e serviços e acumular riquezas para posterior troca. Portanto, a moeda, desde seu início até agora, é de grande importância para a economia.
Juntamente com a origem da moeda vieram as operações comerciais, afinal, o escambo era uma maneira de comercialização de bens e serviços. Inicialmente essas operações eram utilizadas para as necessidades pessoais de sobrevivência. Entretanto, as trocas começaram a ficar mais complexas, pois o crescimento do número dos produtores acarretou no aumento das ofertas, as quais nem sempre atendiam as demandas do outro. Para facilitar a atividade de troca, as primeiras moedas começaram a aparecer. Com o desenvolvimento do comércio, o custo da mercadoria passou a ser medido através da demanda e da procura, assim como outros fatores, o transporte, impostos, salários entre outros gastos.
...