Instituição de materiais
Pesquisas Acadêmicas: Instituição de materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fer.costa • 16/9/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.139 Palavras (9 Páginas) • 201 Visualizações
INTRODUÇÃO
Como este trabalho será apresentado temas que influenciam diretamente a administração de materiais, que estão ligados à estrutura da empresa e os custos de movimentação, que são os custos com os setores de compras e logística, movimentação interna de produtos na linha de montagem, e tudo que se refira à administração de materiais.
Sabendo que os variados tipos de administração, assim afetando o produto final e a matéria prima, serão avaliados seguintes tipos de setores: logística, compras, almoxarifado, e os diversos tipos de embalagens com suas relações de seus custos para as empresas fabricantes e empresas usuárias de embalagens.
1. –Administração de Materiais
A organização precisa ter definições, visão sistemática e classificação dos materiais. Para isso a empresa precisa ter seus setores bem administrados. Para a empresa gerar riqueza(dinheiro) ao adicionar valor aos bens é preciso primeiramente projetar um sistema eficiente para produção do material ou serviço. Para administrar este sistema deve fazer o melhor uso da forma de se trabalhar o capital e dos materiais e o meio, mas eficaz é o planejamento e controle da movimentação de materiais que entram e saem da produção. Para garantir que o investimento no estoque seja de segura e que dinheiro, deve assegurar que todas as etapas de movimentação e como estocar esse material. Para produzir produtos uteis, a produção deve seguir todos os estágios estabelecidos para o desenvolvimento do produto final, gerando mais valor ao produto produzido ou serviço realizado.
Geralmente temos discussões de objetivos de área, mas o planejamento deve ajustar os objetivos que não tem a mesma ideia e coordenar o fluxo de materiais para que o serviço ao consumidor seja mantido e os recursos utilizados certos.
A informação hoje é o bem ativo mais precioso de uma empresa, o colaborador que possui o conhecimento passa ser muito importante para a organização, pois seu know how pertence a ele e não a empresa. O grande desafio da empresa moderna é distribuir este conhecimento para ganhar vantagens competitivas em relação à concorrência.
Para que não haja grandes prejuízos nas empresas é preciso seguir rigorosamente todos os passos que o planejamento que a empresa planeja desde o desenvolvimento dos fornecedores até a entrega do produto final ou serviço gerando a satisfação total do consumidor.
2. –FLUXO DE SUPRIMENTOS
A empresa que vamos falar é uma Usina de cana de açúcar, localizada no Município de Ituiutaba no estado de Minas Gerais, agora vamos ver como funciona o alguns setores na administração de material.
Existem atividades que, reunidas, permitem um fluxo de suprimentos para a empresa e são fundamentais para a administração de materiais. De maneira semelhante ao que acontece com a Distribuição Física, em que um canal de distribuição é gerado, na Administração de Materiais, gera-se um Canal de Suprimento. Suas principais funções são:
1. Dar início aos pedidos e transmissões de Ordens de Compra;
2. Transportar suprimentos até a empresa (fábrica);
3. Manter estoques para atender às necessidades do sistema de operação (produção).
De maneira simplista, para que se atendam às necessidades do sistema de operações, as demandas da Administração de Materiais são:
a). Conversão das demandas do sistema de operações em ordens de compra;
b). Seleção de fornecedores em razão de preços, datas, entrega e qualidade;
c). Transmissão da ordem de compra ao fornecedor (contendo: quantidade, destino da carga, data, entre outros);
d). Transporte e entrega dos suprimentos ao comprador (normalmente executado pelo fornecedor);
e). Estes suprimentos vão para o estoque ou diretamente para a produção (em razão de sua aplicação, das necessidades de cada setor, em razão dos compromissos assumidos pela venda e distribuição, entre outros).
Toda essa cronologia tem, como objetivo, atender ao Programa de Produção, ou seja, um plano que dita o quê, quanto e quando produzir para atender as demandas dos clientes e os compromissos de venda.
Atividades da Administração de Materiais
As atividades que dão suporte para a Administração de Materiais são:
• O transporte;
• A Manutenção de Estoques;
• O Processamento de Pedidos;
• A Embalagem de Proteção;
• A Armazenagem;
• O Manuseio de Materiais;
• A Manutenção da informação;
.
3. –INDENTIFICAR COMO SE DA O FLUXO DE MATERIAIS
A essência fundamental esta provido de espaço para o fluxo de materiais entre as funções comerciais e operacionais que em grande parte não mantem uma frequência de fluxo, variando em função da demanda e capacidade de produção.
A redução dos custos de armazenagem estão baseadas :
• Praticas operacionais;
•Administração de inventários;
• Técnicas de movimentação de materiais;
• Métodos de estocagem;
• Processamento de pedidos;
• Administração de trafego;
Estas atividades devem agir junto e integrar o mais alto nível de serviço para atender seus clientes dentro de prazos e custos reduzidos. E ainda se responsabilizando pelo recebimento, cuidados, entrega pontual do produto certo, na hora certa, na quantidade certa, maior qualidade possível, condições adequadas e ao menor custo possível.
A movimentação de materiais é uma atividade de controle, desta forma a armazenagem controla e protege os materiais. Para esse fluxo todos o próximo passo é a produção e a entregar para o cliente.
1-Quem gerencia a logística na empresa?
A logística tem um responsável o por conta do Sr. Reinaldo Tanus.
...