Intervenção do tempo em uma moeda
Projeto de pesquisa: Intervenção do tempo em uma moeda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: torriano • 23/8/2014 • Projeto de pesquisa • 633 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
Introdução
Podemos caracterizar a administração financeira como uma técnica ou ferramenta utilizada para controlar, de forma eficiente, as finanças da empresa. Para isso, a administração financeira deve englobar variáveis como a concessão de crédito para clientes, o planejamento empresarial, a analise de investimentos ou meios viáveis para a obtenção de recursos, entre outros. Tais medidas devem ser adotadas no sentido de otimizar o desempenho e o desenvolvimento da empresa, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores “caminhos” para a condução financeira dos negócios.
Tem como objetivo geral a maximização dos lucros e como básicos tem como:manter a empresa em permanente situação de liquidez, obter novos recursos para planos de expansão e segurar o necessário equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira.
Para isso se faz necessário um bom planejamento financeiro,mas antes disso vale lembrar que, uma correta administração financeira permite que se visualize a atual situação da empresa
Etap a 1
Passo 1
Interferência do tempo sobre a moeda.
Quando uma empresa deseja fazer novos investimentos e planeja como deve ser feito, fatores econômicos devem ser analisados para tomada de decisões.
De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve,
“Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as consequências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”.
Isso se dá principalmente em relação à moeda com sua valorização e desvalorização.
Para um cenário de valorização da moeda nacional, imagina-se uma empresa brasileira que atua com o mercado de exportação. Quando acontece a valorização da moeda nacional, a empresa brasileira tem dificuldade de competir com os produtos de outros países. Uma empresa que exporta para a Europa, onde o real valendo mais que o euro a empresa brasileira não conseguirá vender. Por exemplo, uma mercadoria brasileira que valha mil reais vai aumentar de preço para um europeu mesmo que o brasileiro continue vendendo por mil reais, pois lá na Europa, na hora de converter esse preço para euros, eles terão que dar mais euros para obter a mesma mercadoria.
Ou o contrário para as empresas que importam. Esse momento é favorável, pois precisará de menos reais para a quantidade de euros na compra de uma máquina ou matéria-prima da Europa, por exemplo.
Agora imagina-se que o país esteja passando por um processo de desvalorização da moeda, consequentemente a inflação, onde a moeda nacional esteja perdendo seu valor, enquanto que outras como o dólar faz o inverso, para a empresa atua com o comércio exterior, que trabalha com a importação de matéria-prima, por exemplo, com a inflação em alta, o insumo torna-se mais caro e consequentemente o preço de produto final aumenta, alimentando ainda mais a alta da inflação.
Portanto através dessas duas análises feitas da valorização e desvalorização da moeda, conclui-se que,
...