Introdução a economia
Por: Preto Schneider • 26/11/2015 • Trabalho acadêmico • 3.442 Palavras (14 Páginas) • 237 Visualizações
Curso de Ciências Econômicas
PROJETO INTEGRADO I
ALUNO CURSANDO 2º PERÍODO
Conceitos e Introdução aos Estudos da Economia
Componentes do Grupo:
RA 4778888 Cláudio Tavares Picanço
PROJETO INTEGRADO I
ALUNO CURSANDO 2º PERÍODO
RA 4778888
Cláudio Tavares Picanço
Curso de Ciências Econômicas
2º Semestre
CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS –
FMU
2013
RESUMO
A compreensão de nosso sistema econômico bem como os conceitos que nos fazem entender a Economia como a "Administração da Casa" são tratados nesse trabalho. Ademais, ele trata dos princípios e parâmetros utilizados para que os agentes econômicos tomem decisões, fazendo funcionar a organização econômica, e a importância de um economista em nossa sociedade.
Palavras-chave: Economia, bens, serviços, escassez, economista
The perception of our economic system and the concepts that make us understand Economics as the "House Administration" are treated in this essay. In addition, it studies the principles and parameters used by economic agents to take decisions, making work the economic organization, and the matter of economist in our society.
Keywords: Economics, goods, services, scarcity, economist
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 5
2 O CONCEITO DE ECONOMIA ................................................................................ 6
3 COMO AS PESSOAS TOMAM DECISÕES (ANÁLISE CUSTO X BENEFÍCIO, CUSTO DE OPORTUNIDADE) ................................................................................... 8
4 COMO AS PESSOAS INTERAGEM (GANHOS ECONÔMICOS COM O PROCESSO DE TROCA) ......................................................................................... 10
5 COMO A ECONOMIA FUNCIONA......................................................................... 11
6 O PAPEL DO ECONOMISTA NA SOCIEDADE..................................................... 13
7 CONCLUSÃO......................................................................................................... 16
REFERÊNCIAS ......................................................................................................... 17
1 INTRODUÇÃO
A Ciência Econômica é o estudo das escolhas dos indivíduos e dos agentes econômicos enquanto lidam com a escassez.
De uma maneira geral, todos os problemas e questões econômicas surgem porque os homens desejam mais recursos do que temos disponível para satisfazê- lo. Nossa inabilidade de satisfazer todos os nossos desejos é o que chamamos de escassez, e por causa dela, nós temos que fazer escolhas, levando-se em conta as escolhas possíveis.
No presente artigo serão enfocados um estudo epidemiológico do conceito de Economia, como as decisões são tomadas, como ocorrem as interações entre as pessoas, como a economia funciona e o papel do economista na sociedade.
2 O CONCEITO DE ECONOMIA
A maioria dos eventos sociais, bem como os problemas na vida real, são caracterizados como de natureza econômica. O mundo ao nosso redor nos é suficiente para chegar a essa conclusão. Estes são o objeto de estudo da Economia.
Para Yevdokimov, a Economia pode ser definida como:
"Ciência Social que estuda as escolhas que indivíduos, empresários, governos e toda a sociedade faz enquanto lidam com a escassez." (http://bookboon.com/en/textbooks/economics/practical-guide-to-contemporary- economics)
Em meados do Sec. XIX, Alfred Marshall expôs que a Economia propõe estudar os negócios comuns da vida. Entendemos que os negócios comuns são os atos comuns da vida econômica. Em termos de etimologia, a palavra economia vem das palavras gregas oikos, que significa “Casa” e nomos que significa “norma”, “lei”, entendendo-se como “administração da casa”.
Dessa maneira, podemos concluir que a Economia estuda o modo como são administrados os recursos escassos com a intenção de produzir bens e serviços, além de distribuí-los para serem consumidos entre os membros de uma sociedade. A escassez dos recursos, para a população mundial, é real e presente. Os recursos disponíveis atualmente são insuficientes para satisfazer integralmente as vontades humanas, sendo isto perceptível para qualquer economia, independentemente do nível de desenvolvimento.
Segundo Mankiw, "cada família precisa alocar seus recursos escassos a seus diversos membros, levando em consideração as habilidades, esforços e desejos de cada um" (MANKIW, 1999, p.3)”.
Assim, entendemos que os recursos produzidos, também chamados de fatores de produção, são os elementos utilizados nos processos de produção de bens e utilizados para que sejam satisfeitas as necessidades humanas, ou seja, a percepção de que falta alguma coisa e que ela deve ser adquirida para que haja a satisfação pessoal. Os indivíduos se utilizam dos bens e serviços para satisfazer suas vontades. O ato de fazê-los é definido como produção e o ato de satisfazer suas vontades é definido como consumo.
...