LISTA ECONOMIA
Por: maschmid • 5/5/2016 • Trabalho acadêmico • 438 Palavras (2 Páginas) • 382 Visualizações
Giovanna de Paula Oliveira 13.01753-5
ECONOMIA – QUESTÕES REFERENTES AO ARTIGO
- Indicar avanços e retrocessos no Brasil dos últimos anos.
Avanços: Nos últimos anos o Brasil teve grandes avanços no combate à pobreza (+ de 20 milhões de pessoas saíram da miséria), geração de empregos (mais de 15 milhões de empregos gerados), ascensão da classe C ao mercado de consumo (mais de 35 milhões) e avançou no controle das atividades interna e externa. A dívida líquida do governo diminuiu de 60% do PIB em 2002, para 34% em 2014. A dívida externa do setor público, neste mesmo período caiu de 13,3% para -17% (negativa, pois o Brasil tem reservas acumuladas de dólar).
Retrocessos: O Brasil ainda possui um dos piores padrões de distribuição de renda do planeta e mantém um ritmo, nos últimos 4 anos) de crescimento econômico muito baixo (aproximadamente 1,6%). Por conta do reajuste de preços públicos e da alta do dólar, a inflação no Brasil se encontra elevada. A taxa de emprego passou a apresentar queda, principalmente nos setores civil e automotivo.
2. Estratégia do governo para fazer frente á crise financeira de 2008.
A estratégia do governo foi estimular o mercado interno para se evitar uma recessão indesejada. No governo Dilma a estratégia foi lançar mão de uma política fiscal expansionista por meio do aumento de gastos públicos e desonerações fiscais que permitissem às empresas pagarem menos impostos e, assim, manter o nível de produção em emprego além de viabilizar os investimentos para atendimentos da demanda interna (pois a externa havia diminuído muito devido à crise fiscal europeia e americana).
3. Quais os problemas relacionados diretamente à política de juros do governo?
Aumentos de juros desaquecem a economia, represando poupança em títulos do governo. O investimento em produção cai, uma vez que o dinheiro se torna escasso e caro. O desemprego aumenta e consequentemente o consumo diminui, tornando cíclico o problema da queda de produção.
4. Porque é mito a estratégia de que juros reduz a inflação?
Pois essa política promove um paradoxo conflito entre produção e rentismo, onde o próprio governo estimula os ganhos fáceis em detrimento dos ganhos com a produção e emprego.
5. Quais os caminhos possíveis para superar o ambiente de crise?
Pode-se ajustar a política econômica para reduzir o custo do dinheiro (juros) e viabilizar os investimentos, adotar medidas de racionalização tributária, melhorar o ambiente de negócios e aumentar a produtividade do trabalhador. Por outro lado, pode-se adotar uma política restritiva que reduz a demanda agregada (corte de investimentos públicos, redução de benefícios sociais e limitação do aumento do salário mínimo), o que cria um circulo vicioso de estagnação, desemprego e queda de produção.
...