Lista de exercícios de Economia
Tese: Lista de exercícios de Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Bruhh20 • 11/6/2013 • Tese • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 668 Visualizações
Lista de exercícios de Economia
1 – Cite e explique os principais objetivos da Macroeconomia.
R: O objetivo fundamental da Macroeconomia é determinar os fatores que influenciam o nível da renda e do produto do sistema econômico. Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens produzidos e dos fatores de produção existentes na economia.
Abordagem do Equilíbrio Parcial: Analisa um determinado mercado sem considerar os efeitos que esse mercado pode ocasionar sobre os demais mercados existentes na economia. Admite-se que os demais mercados afetam o mercado analisando, mais julga-se que esse mercado não afete os demais.
Abordagem do Equilíbrio Geral: Acredita –se que tudo depende de tudo, e assim, se quisermos determinas como são formados os preços dos bens, deveríamos inicialmente listar todos os bens que são produzidos pela economia e todos os diferentes tipos de insumos que são utilizados, e considerarmos que, nas demandas as ofertas de cada um do bens, todos os preços dos demais bens são importantes.
2- Explique como a política fiscal interfere na economia do país.
R: Política Fiscal refere-se ao comportamento e a administração das receitas e despesas do setor público.
O governo pode provocar déficit através da Política Fiscal expansionista, visando incentivar um aumento do nível de produção e emprego, elevar o nível de atividade da economia. O governo tem um papel importante para superação de crises econômicas, pois a intervenção governamental pode evitar efeitos mais duradouros das mesmas.
3 - O que é monopólio e qual a influencia dele na formação de preços? Dê exemplos.
R: Monopólio é uma situação de concorrência imperfeita, quando uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam e vem do grego monos, que significa um e polein, que significa vender.
A estrutura do mercado composta por apenas um vendedor e muitos compradores. Quando a indústria se monopoliza, o preço de venda será maior que o preço de mercado em concorrência perfeita, e o nível de produção inferior. Os consumidores sairão perdendo, pois terão que pagar um preço superior para obter o produto, que será oferecido em quantidade inferior.
Muitas Legislações proíbem a existência de monopólio, permitindo apenas para aqueles segmentos de mercado onde, para o perfeito funcionamento deveria existir apenas uma empresa, são chamados monopólios institucionais ou estatais considerados estratégicos ou de segurança nacional (energia, comunicação, petróleo), porém, observa-se atualmente, que há uma movimentação para que estes segmentos sejam privatizados.
4 - Explique a relação entre política monetária e inflação. Dê um exemplo.
R: Atualmente, diversos países, dentre eles o Brasil, utilizam o regime de metas para a inflação como principal guia de condução da política monetária. Seus proponentes advogam que esse regime resulta em uma melhor e mais incrível maneira de se conduzir a política monetária, levando a um maior nível de transparência e responsabilidade da autoridade monetária, além de se tornar com o tempo na melhor âncora para as expectativas de inflação. Embora alguns trabalhos apontem evidencias empíricas favoráveis à existência de uma relação entre o regime de metas para a inflação e o resultados observados para a inflação e para as expectativas de inflação, sugerindo que após sua implementação a inflação tendeu a se manter em um patamar baixo e estável, essas evidencias são contestadas por estudos que apontam resultados não conclusivos.
5 - Como a oferta e demanda influenciam os preços de todos os ativos da economia? Dê exemplos.
R: Oferta é a quantidade de um produto ou serviço disponível para compra. Demanda é a quantidade de produto ou serviço que os consumidores estão dispostos a comprar. Assim, podemos ver que quando há um aumento do preço de um produto, maior é o estimulo para a fabricação deste bem. Quando a quantidade deste bem se normaliza no mercado, há a redução de seu preço, estimulando a demanda e desestimulando a vontade dos fabricantes
...