MATERIAIS METÁLICOS METALOGRAFIA RAFAEL FLORES
Por: nealcaf • 6/4/2022 • Trabalho acadêmico • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 138 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS[pic 1]
ENGENHARIA DE MATERIAIS
MATERIAIS METÁLICOS II
METALOGRAFIA
RAFAEL FLORES
Professor André Ronaldo Froehlich
SÃO LEOPOLDO
2022
Relatório: Prática de Metalografia
- INTRODUÇÃO
De forma a dar continuidade a primeira prática de preparação metalogrática, seguiu-se com
- Conhecer as etapas para a preparação metalográfica;
- Analisar comparativamente a microestrutura das amostras de aço 1020 e 1045 segundo o diagrama Ferro Carbono;
- REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
A metalografia é umas das áreas da metalurgia que estuda aspectos como a constituição, a textura e a microestrutura dos metais. Esta análise é realizada em inúmeros tipos de materiais metálicos, como aços inoxidáveis, aços carbono de baixa e alta liga, aços ferramentas, ferro fundido, entre outros. Dessa forma, o ensaio metalográfico permite a obtenção das seguintes informações:
- Processo de fabricação da peça, como fundição, soldagem, entre outros;
- Avaliação da porosidade do metal;
- Análise do tamanho do grão;
- Análise da formação de carbonetos;
- Análise das fases intermetálicas;
- Propriedades do metal.
A análise metalográfica pode ser realizada sob dois métodos: exame macrográfico e exame micrográfico. A macrografia trata da avaliação do aspecto de um corpo de prova (cp) metálico, segundo uma seção plana polida e devidamente atacada por algum reagente. Esta análise permite obter informações sobre a macroestrutura do metal, tanto em tamanho natural como sob um aumento de até 10 vezes. Já a micrografia, análise realizada com a utilização de um microscópio, permite a avaliação do cp sob um aumento superior a 10 vezes, de forma a determinar seus constituintes e sua textura.
A metodologia desta análise envolve etapas como escolha e localização da seção que será analisada, preparação do local escolhido, visualização no microscópio, ataque da amostra frente a uma substância química e análises da microestrutura.
- METOLOGIA
A prática de metalografia consistiu nas seguintes etapas:
- Escolha das amostras
- Embutimento
- Lixamento
- Polimento
3.1 Preparação inicial das amostras – Embutimento
Foram escolhidas quatro amostras, duas de aço 1020 e duas de aço 1045, normalizadas e recozidas. Em seguida, as amostras foram colocadas em um molde metálico e cobertas com uma mistura bicomponente de um polímero acrílico e o reticulante metacrilato de metila, seguindo o traço de 1:1. Foi aguardado a completa cura da mistura, de forma a possibilitar a retirada do molde metálico, conforme a figura 01. Como característica, observamos que se trata de uma reação exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor.
Figura 01 – Amostras de aço 1020 e 1045
[pic 2]
Fonte: Autor, 2022.
- Lixamento
Após concluída a etapa de embutimento das amostras, seguimos para o processo de lixamento do corpo de prova, que consistiu nas seguintes etapas:
- O corpo de prova foi lixado utilizando um equipamento adequado, conforme a figura 02:
Figura 02 – Lixamento
[pic 3]
Fonte: Autor, 2022.
- Em seguida, de forma manual, o cp foi lixado sob água corrente, conforme a figura 03, seguindo a seguinte ordem de lixas: 100, 220, 300, 400, 500, 600 e 1200, atentando para que, sempre ao mudar a lixa, altera-se em 90º a posição do cp, de forma a sempre retirar os riscos do lixamento anterior. Outro cuidado foi atentar para que não se crie planos na amostra. O lixamento foi finalizado quando a lixa mais fina não foi capaz de remover os riscos.
...