MRP - Gestão de Materiais
Seminário: MRP - Gestão de Materiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: FEJO • 6/7/2014 • Seminário • 439 Palavras (2 Páginas) • 510 Visualizações
MRP – Gestão de materiais
MRP, ou planejamento de necessidades de materiais, é um módulo do sistema que ajuda a manter os estoques de insumos em níveis ideais de forma que a produção não pare por falta de componentes e que o espaço de armazenamento não seja ocupado desnecessariamente.
A partir da necessidade futura gerada pela programação de produção, o MRP cruza informações como composição dos produtos, quantidades mínimas de compra, tempo de obtenção de cada componente e tamanhos de lotes de produção. Com esses dados, o sistema calcula quando e quanto comprar de cada item, de forma que não ocorra falta ou excesso de suprimentos para a produção.
Um programa estruturado evita que você tenha surpresas desagradáveis e gastos desnecessários. Com Mini PCP é possível, por exemplo, minimizar momentos de improdutividade gerados pela falta de materiais ou pelo tempo de preparação dos produtos. Um bom planejamento também é responsável pela redução de custos, pois reduz despesas com estoque, material e mão de obra
O conjunto de resultados do MRP inclui uma aba com sugestões de itens para compra e produção. O programa apresenta as datas e quantidades recomendadas para viabilizar as expectativas de venda e manter a indústria em plena atividade.
O cálculo de MRP inclui:
• Demanda pendente;
• Demanda de produção programada;
• Estoque projetado;
• Sugestão de compra;
Mini PCP gera também relatórios para impressão, que podem ser exportados para diversos formatos.
lano Mestre de Produção
Através do Plano Mestre de Produção (MPS) é possível obter uma visão clara e detalhada de como conduzir o processo. Para isso, o usuário seleciona o período de cálculo e define um ciclo de produção, que pode ser diário, semanal ou mensal. Também há a opção de informar os dias para abertura de ordens.
Depois disso Mini PCP se encarrega de cruzar todos os dados, fornecendo uma estratégia de acordo com a previsão de vendas estipulada para cada produto. Além disso, utiliza os dados de cadastro para calcular o tempo de produção e lançar as melhores datas, assegurando que o produto esteja pronto para atender a demanda no momento certo.
O usuário tem a liberdade de informar a porcentagem de estoque para reposição, também utilizada no cálculo de MPS. Como nem sempre esse valor é linear, o usuário pode deixar o campo em branco, que Mini PCP se valerá dos dados de estoque mínimo para os produtos/materiais.
Com Mini PCP é possível ter acesso a um mapa de produção e uma lista com as informações detalhadas. O usuário poderá fazer várias simulações e gravar os resultados como ‘cenários’. Depois, basta selecionar o cenários mais adequado e gerar automaticamente a programação de produção. O cálculo de MPS gera também relatórios para impressão, que podem ser exportados para diversos formatos.
...