Matriz Business Analytics Aplicado à SCM
Por: lavinialauras • 18/8/2024 • Pesquisas Acadêmicas • 1.989 Palavras (8 Páginas) • 56 Visualizações
Cite duas atividades logísticas importantes para a boa condução da venda de SUVs entre R$ 80 mil e R$ 110 mil.
Para se ter uma boa condução da venda de SUVs entre os valores propostos no case, é fundamental a implementação do ERP na cadeia logística, pelo fato de integrar várias funções relacionadas ao fluxo de bens, serviços e informações. Dentro do ERP, temos duas atividades logísticas necessárias para as vendas de SUV, sendo elas: Gestão de Estoque e Logística de Distribuição.
No que cerne à Gestão de Estoque, ou melhor dizendo, o armazenamento dos volumes, é fundamental se ter um abastecimento on-time para que os SUVs estejam sempre à disposição da demanda dos clientes. Para se ter uma boa gestão do estoque, é preciso administrar a previsão de demanda dos SUVs com base nos dados de compras antecedentes, antecipando a busca dos clientes por modelos diferenciados e configurações específicas no automóvel que são mais requisitadas pelo público. Outra subatividade necessária é ter o controle do inventário, para balancear o atendimento à demanda sem ter que recorrer a custos altos de armazenamento. Por fim, outro ponto que vale ser comentado é a implementação de sistemas de reabastecimento para diminuir o tempo que os clientes esperam por seus SUVs, sendo-se necessário ter parcerias com bons suppliers no ramo da cadeia logística e transportadoras que garantam as ágeis entregas.
Quanto à Logística de Distribuição e Entrega, é essencial ter um bom funcionamento nesse quesito pelo fato de estar diretamente ligada à satisfação do cliente. Essa atividade envolve ter uma rede de distribuição eficiente, com uma estratégia bem estabelecida para a localização dos centros de distribuição, para que, assim, o tempo de entrega e os custos logísticos sejam menores. Outro ponto importante seria a implementação da tecnologia na entrega, com sistemas de rastreamento e gestão de transporte, onde pode ser possível monitorar o local onde o veículo está durante o transporte, garantindo, assim, a visibilidade e previsão de entrega ao consumidor final. E, também, oferecer opções flexibilizadas de entrega, seja em domicílio ou em retirada nos pontos de vendas autorizados para que, assim, deixe à mercê do cliente a escolha e assegure que a entrega seja pontual e assertiva.
A importância dessas duas atividades no ramo da venda de SUVs é notável, tendo em vista que com uma boa gestão destas é possível deter as falhas no gerenciamento do armazenamento, além de expandir a rotatividade dos produtos e evitar custos não necessários para a cadeia logística. Além disso, a atividade de logística de distribuição está diretamente ligada à satisfação do cliente, podendo diferenciar a empresa da concorrência e alavancar a reputação da marca. Por isso, ter essas duas atividades como foco é essencial para manter o sucesso da operação e comercial.
Analise como o uso das tecnologias de ponta (big data, data mining, business intelligence, etc.) pode incrementar cada uma das atividades logísticas isoladamente.
Com o avanço da Indústria 4.0, tornou-se necessário às empresas usufruírem do uso de tecnologias de ponta como big data, data mining e business intelligence para determinar grandes melhorias nas atividades logísticas. Com a tecnologia de ponta, é possível tomar decisões estratégicas com base em dados, além de automatizar os processos com o uso de big data e BI para minimizar os “erros humanos” e melhorar a eficiência da operação, resultando, por consequência, na diminuição de custos desnecessários. O perfil do consumidor, prevalência de brands, locais de entrega e rota, e pesquisas nas redes são exemplos de tipos de informações não estruturadas que são analisadas por big data. Com estes dados, as empresas podem antecipar as possíveis buscas do cliente e confeccionar recomendações para produtos ou serviços em sites de compras. O minério de dados trata a informação gerada por grandes dados, traçando relevância nos dados para reconhecer os padrões de consumo. O RFID (Radio Frequency Identification) confere uma gestão do estoque mais eficiente e rápida, evitando erros de cálculo dos volumes e possíveis retrabalhos no futuro. Com uma boa base de dados, é possível, também, compreender melhor a análise do mercado por meio da visibilidade nos padrões de compra dos clientes, sendo possível ofertar serviços e produtos mais assertivos para incrementar a satisfação e lealdade do consumidor final. A seguir, analisarei como essas tecnologias podem dar suporte nas duas atividades logísticas citadas na questão 1, sendo elas a gestão de estoque e logística de abastecimento e a logística de distribuição e entrega.
Para se ter uma boa gestão do estoque, tecnologias como Big Data e Data Mining são essenciais pois ambas suportam a análise de volumes extensos de dados históricos, análise de mercado e padrões do consumidor, auxiliando, por consequência, na previsibilidade das demandas de maneira mais assertiva, sendo possível manejar o estoque de acordo com as expectativas reais de vendas. O uso dessas duas tecnologias também pode dar suporte na análise da rotatividade do estoque para se ter uma estratégia mais eficiente dos níveis de inventário, reduzindo o excesso no estoque e conquistando um equilíbrio exímio entre oferta e demanda.
Ainda nessa atividade, o uso de Business Intelligence (BI) nos leva a ter uma análise just-in-time com o uso de dashboards e relatórios extraídos em tempo real sobre o volume de vendas, estoque e outras métricas. Isso é fundamental para uma tomada de decisão mais rápida e certeira, correspondendo de forma ágil às alterações do mercado. Por meio dessa ferramenta, também é possível identificar as ineficiências e gargalos da cadeia de abastecimento, auxiliando, assim, nas mudanças proativas de melhoria do flow da operação.
No que cerne à logística de distribuição e entrega, o uso de tecnologia como Big Data e Data Mining são fundamentais para otimização de rotas com viabilidade de ter dados do tráfego em tempo real, diminuindo o transit time e custos logísticos, além de analisar a performance das transportadoras por meio disso. Já sobre o BI, as ferramentas desse tipo de tecnologia podem prover uma visão completa da cadeia da distribuição, onde os clientes, tanto internos quanto externos, podem fazer um efetivo follow-up das entregas em tempo real. O BI é fundamental na logística de distribuição pois permite definir KPIs para a operação, facilitando a gestão de desempenho e a implementação de melhorias contínuas.
Por fim, podemos concluir que a incorporação de tecnologias inovadoras na logística de abastecimento e gestão de estoque, bem como
...