Mercantilismo
Por: ss16 • 22/5/2016 • Trabalho acadêmico • 259 Palavras (2 Páginas) • 164 Visualizações
A mercantilização das relações sociais é produto do desenvolvimento capitalista, se amplia e intensifica cada vez mais no capitalismo neoliberal, sob o regime de acumulação integral, temos um processo de hipermercantilização, no qual a mercantilização se intensifica, principalmente da cultura e tecnologia, além de novas estratégias para intensificar o consumo individual e criação de nichos de mercado.
Isso tende a gerar o fetichismo do dinheiro. Ele parece adquirir vida própria, ter um processo de desenvolvimento independente, gerar mais dinheiro. Oque muitos esquecem é que o dinheiro é um equivalente geral acaba valendo não por seu valor de uso, nem pelo seu valor de troca e sim pela medida de valor que ele expressa e este é trabalho materializado. dinheiro traz capacidade de consumo, de aquisição de bens, de produção, poder, etc.
Você liga a sua televisão e ela te vende sonhos de ter, de poder, de conquistar com um simples ato de tirar a camisa, abrir a carteira ou desfilar de carro novo.
Vemos as academias cada vez mais cheias, as clínicas de estética em cada esquina, provando que a medicina está intimamente ligada a nossa vida com as noções de normalidade, sanidade, saúde e bem-estar.
A sociedade capitalista tende a produzir indivíduos que supervalorizam o dinheiro. O dinheiro se torna um valor fundamental numa sociedade em que ele é uma necessidade, um meio de troca universal ou mais que isso, se torna o elemento básico da competição social, por isso a sociedade capitalista e a mentalidade burguesa dominante tornam os indivíduos tendentes a supervalorizar o dinheiro e quem desvaloriza é considerado louco.
...