Modelo de estrutura –conduta-desempenho
Artigo: Modelo de estrutura –conduta-desempenho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thicianeves • 28/10/2014 • Artigo • 562 Palavras (3 Páginas) • 705 Visualizações
MODELO DE ESTRUTURA –CONDUTA-DESEMPENHO
A Estrutura-Conduta-Desempenho, tem como objetivo organizar a industria conseguindo determinar o desempenho das empresas a partir de uma análise da estrutura de mercado, bem como da conduta adotada pelas firmas inseridas nessa estrutura. Em outras palavras, o que determina a atuação das firmas é a estrutura de mercado e a conduta praticada pelas firmas inseridas nesse mercado.
Simões (2006) define estrutura de mercado como o conjunto de características existentes que determinam as relações entre compradores e vendedores, tanto os já estabelecidos com os potenciais. Assim, os agentes que constituem a estrutura são, tanto os que já estão presentes de alguma forma, quanto aqueles desejosos de entrar no mercado.
Outra característica relevante da estrutura é o grau de concentração dos compradores. Assim como os vendedores, os compradores de uma determinada indústria também podem organizar-se que os beneficiem. O grau de diferenciação dos produtos também é um dos fatores que influencia na estrutura de mercado. outro fator que caracteriza a estrutura é a condição.
2.1.1 ESTRUTURA DO MERCADO
É importante definir que as principais estruturas de mercado são consideradas pela teoria econômica. Entretanto, para o estudo do oligopólio, que mais interessa ao trabalho, as explanações serão mais detalhadas. Essa escolha deve-se à hipótese do autor de que a estrutura do setor supermercadista do Rio Grande do Sul é um oligopólio.
Para você entender melhor as nomenclaturas, e seus significados, abordamos as principais Estruturas de Mercado (Capitalista):
a) Concorrência Perfeita: corresponde à situação de um mercado em que há grande número de ofertantes/vendedores de um determinado bem ou serviço e um grande número de compradores/consumidores, onde se utilizam diferentes instrumentos de negociação, tais como: preços, qualidade dos produtos, serviços pós-venda, etc. Ex. Mercado do Café, açúcar, petróleo, etc.
b) Monopólio: é um caso extremo de concorrência imperfeita em que um único vendedor tem o controlo total da oferta de determinado produto ou serviço. Numa situação deste tipo, a falta de concorrentes leva a que os preços praticados sejam superiores aos preços de mercado que ocorreriam numa situação com concorrência e leva também a que existam poucos incentivos para que sejam efetuados esforços no sentido de melhorar a qualidade e a inovação, criando assim ineficiências de mercado que muitos países tentam evitar através de leis antimonopólio. Ex. Correios e Telégrafos. O mercado de fornecimento de energia elétrica é monopolista, pois embora haja mais de um produtor, este é monopolista em sua região. (ex: Light só no RJ, Eletropaulo em SP).
c) Oligopólio: situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de vendedores, e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia. Ex. No Brasil podemos citar a indústria automobilística, formada por cinco firmas: General Motors, Ford, Fiat, Peugeaut, Honda que atuam em plena liberdade na dominação do mercado, visto que nenhuma firma local que seja potente ameaça este poderio.
d) Concorrência
...