Modelos de estruturas de mercado
Artigo: Modelos de estruturas de mercado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brenda12345 • 3/4/2014 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 475 Visualizações
Introdução
As estruturas de mercado referem-se à organização dos mercados e de seus componentes. Estudar essas estruturas, também chamadas formas de mercado serve para: analisar o tamanho das empresas, a diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos participantes, o acesso de novas empresas, o poder de mercado, a definição de preços de produtos homogêneos.
No mercado de bens e serviços, as formas de mercado, segundo essas características, são: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
A diferença maior entre esses modelos está ligada ao objetivo proposto, aumentar os lucros, a participação no mercado, a margem de rentabilidade sobre os cursos, etc.
O preço e quantidade de equilíbrio de um dado bem ou serviço são determinados pela quantidade de demanda e oferta no mercado, e conseqüentemente dependerão da particular forma ou estrutura desse mercado, se é competitivo, se muitas empresas produzem certo produto, etc.
As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: (KUPFER, 2002).
_ número de empresas que compõem esse mercado;
_tipo do produto (se as empresas fabricam produtos idênticos ou diferenciados);
_existem ou não barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado.
Monopólio: existe apenas um fornecedor de determinado produto, onde é responsável pelos preços e quantidades dos bens e serviços ofertados. Os consumidores não têm opção de compra, assim o lucro no monopólio é maior e a quantidade vendida é menor.
Oligopólio: caracteriza-se pelo reduzido número de empresas, em que uma depende da outra para a tomada de decisões, sendo essas em relação à preços, qualidade, propaganda, etc.
...