Modelos de estrutura de mercado
Pesquisas Acadêmicas: Modelos de estrutura de mercado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasitabira • 26/10/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 837 Palavras (4 Páginas) • 523 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................... 3
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................... .....4
3 CONCLUSÃO............................................................................................................10
REFERÊNCIAS............................................................................................................11
1 - INTRODUÇÃO
Referente à estrutura de mercado, são considerados fatores como a participação do governo, diferenciação de produtos, distribuição e número de vendedores e compradores, existência de barreiras à entrada de novos concorrentes, integração vertical, elasticidades de demanda e economias de escala de produção.
Para a elaboração do mesmo, parte considerável do material foi retirado de diversos métodos de pesquisa, como: sites, livros, web aulas, portfólios e apostilas do semestre.
2 - DESENVOLVIMENTO
Com base na pesquisa feita no trabalho individual verificamos que as Estruturas de Mercado são modelos que captam aspectos de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, baseando-se em características observadas em mercados existentes. Em todas as estruturas clássicas os agentes são maximizadores de lucro. As estruturas de mercado estão são.
a) número de firmas produtoras no mercado;
b) participação do governo;
c) diferenciação do produto;
d) distribuição e número de vendedores e compradores;
e) integração;
f) elasticidades de demanda e economias de escala de produção;
g) existência de barreiras a entrada de novas empresas.
OLIGOPÓLIO
É um tipo de estrutura de mercado que pode ser definido de duas formas:
Pequeno número de empresas no setor. Exemplo: indústria automobilística;
Pequeno número de empresas que dominam um setor com muitas empresas. Exemplo: Nestlé, Parmalat no setor de alimentos; Brahma, Antártica e Coca-cola no setor de bebidas; Pão de Açúcar e Carrefour no setor de supermercados, etc.
Devido à existência de empresas dominantes, elas têm o poder de fixar os preços de venda em seus termos, defrontando-se normalmente com demandas relativamente inelásticas, em que os consumidores têm baixo poder de reação a alterações de preços.
O oligopólio, assim como o monopólio, ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas empresas no setor. Como vimos em monopólio, essas barreiras são devidas aos seguintes fatores:
Proteção de parentes;
Controle de matérias-primas-chaves;
Tradição;
Oligopólio puro ou natural.
Alguns produtos, por razões tecnológicas, só podem ser produzidos por empresas de grande porte (automóveis, extração de petróleo). Assim, nesses mercados, é normal um pequeno número de empresas.
Podemos caracterizar dois tipos de oligopólio:
Oligopólio com produto homogêneo (alumínio, cimento);
Oligopólio com produto diferenciado (automóveis).
Diferentemente da estrutura concorrencial, e de forma semelhante ao monopólio, em longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas persistirão, principalmente no oligopólio natural, em que a alta escala de operações propicia uma produção a custos relativamente baixos, sem concorrência.
Formas de atuação das empresas oligopolistas
No oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas:
Concorrem entre si, via guerra de preços ou de promoções (forma de atuação pouco freqüente);
Formam Cartéis (conluios, trustes). Cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor, que determina
...