Mudança nos modelos da economia brasileira
Artigo: Mudança nos modelos da economia brasileira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandrelexa • 1/5/2014 • Artigo • 353 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
A economia brasileira passa por um processo de transição, com mudanças tanto na demanda quanto na oferta agregada. “Começa a faltar produto e ate trabalhadores qualificados para atender a demanda extras das famílias e das empresas”.O modelo esperado no governo de Dilma Rousseff,seria de taxas de crescimentos em patamares elevados e sustentáveis,porem os resultados ficou distantes dos alcançados.
A inflação que e entendida como um processo de aumento continuo e generalizado nos níveis de preços. dentro desse conceito e importante destacar que a inflação e um processo e não um fato isolado;envolve aumento contínuos e não esporádicos de preços;e aumento generalizado de preços e não isolados.
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.o PIB potencial do pais caiu de 4,3%,em 2007,para ao atuais 2,5%.
A medida que o pais cresce pouco durante um período longo,afeta os investimentos inibindo a expansão no futuro. A Confiança dos empresários do comércio cai,de acordo com a pesquisa, os empresários do comercio mostraram menor disposição em realizar novos investimentos. As expectativas dos empresários também mostraram deterioração, com queda de 2,8% no período, a quarta consecutiva."A intenção de contratação foi, pela segunda vez consecutiva, o item que registrou a maior retração mensal, de 5,0% em março (dentro dos investimentos). Esse recuo pode estar associado à queda nas expectativas quanto ao desempenho do setor.A Teoria KEYNESIANA,entende que a inflação esta associada ao excesso de gastos públicos, mas que esses mesmos gastos devem constituir-se sempre na variável de controle da economia. (busca do equilíbrio macroeconômico).
O excesso de gastos públicos provocara inflação, quando a demanda cresce a ponto de pressionar os mercados de fatores de produção. desta forma os preços dos fatores de produção como mão de obra,equipamentos e outros,elevam pressionando os custos e a inflação.Precisamos retornar as reformas estruturais gargalos logísticos e ampliação da produtividade) para o Brasil voltar a crescer mais forte.
...