Mudanças macroeconômicas
Artigo: Mudanças macroeconômicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ccata • 15/5/2014 • Artigo • 274 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
2.1 MICROECONOMIA E MACROECONOMIA
Microeconomia é o ramo da ciência econômica voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo ( indivíduos e famílias ); ao estudo das empresas e ao estudo da produção de preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos.
A macroeconomia pode ser entendida como a ciência que estuda o comportamento da Economia de forma agregada, através da análise de variáveis globais tais como a produção, o rendimento, a procura, o investimento, a poupança, o desemprego, as taxas de juro, as taxas de câmbio ou o nível geral de preços. O nascimento da macroeconomia enquanto ciência dá-se com a publicação da obra verdadeiramente revolucionária e inicialmente polemica "Teoria Geral do emprego, do Juro e do Dinheiro" da autoria de John M. Keynes em 1936. Desde então para cá, muitas têm sido as evoluções da macroeconomia mas as variáveis e instrumentos continuam sensivelmente as mesmas.
2.1.1 Inflação
Inflação, de acordo com sandroni (1999), é o aumento persistente e generalizado dos preços, resultando em uma perda do poder de compra da moeda.
O principal efeito da inflação sobre os negócios de pequenas e médias empresas tem sido impedir a realização de novos investimentos. É o que dizem 36,6% dos empreendedores entrevistados por pesquisa trimestral feita pelo Insper em parceria com o Santander, que mede as expectativas dos empresários em relação à economia.
A economia em geral sofre com a inflação. Esse aumento nos preços afeta desde o consumidor até a classe empresarial, que fica temerosa em fazer novos investimentos. Mas, essa mesma inflação pode não ser tão ruim se o salário do consumidor estiver aumentando de acordo com a inflação, fazendo com que o poder de compra não diminua.
...