O Conceito de Economia Está Envolvido Com o Estudo da Produção
Por: knowledge16 • 3/6/2021 • Trabalho acadêmico • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 110 Visualizações
O conceito de economia está envolvido com o estudo da produção, distribuição bem como o consumo de bens e serviços. Pode ser vista como uma ciência social que possui o objetivo de estudar o comportamento humano, individual e coletivo, em relação às necessidades de cada indivíduo bem como os recursos que estão disponíveis para atender a esta demanda.
Na visão de Arruda (2017), a economia é um estudo da alocação dos recursos que se encontram escassos na produção de bens e serviços, logo, pode-se dizer que para satisfazer as necessidades sociais é necessário verificar os recursos que estão disponíveis para a produção do mesmo.
A contabilidade surgiu de uma necessidade, advinda dos gestores de patrimônio de instituições empresariais, de identificar e controlar seus ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ou prejuízos), obter dados sobre produtos e serviços com maior rendimento, fixar custos e preços dos produtos ou serviços oferecidos pela instituição e analisar a evolução de seu patrimônio (lucros ou prejuízos). Para tanto, surgiram diversas metodologias de análise de desenvolvimento e demonstrativos financeiros que apresentam todos os dados de movimentação em um determinado período, gerando informações que serão utilizadas para desenvolvimento do plano de negócios.
Conceitualmente, a contabilidade estuda e controla o patrimônio, com objetivo de representa-lo graficamente, evidenciando suas variações ao longo do período, estabelecendo normativas para sua interpretação, análise e auditoria, bem como servir de ferramenta para a tomada de decisão de todos os departamentos da instituição. Sua principal finalidade é fornecer informações fidedignas para que os gestores conheçam a situação e posição financeira e patrimonial da empresa em determinado período, geralmente de doze meses.
O constante desenvolvimento tecnológico traz muitas facilidades e comodidades para a vida de todos, já nos habituamos a utilizar aparelhos e utensílios desde o momento em que acordamos até a hora de ir dormir, como celulares, cafeteiras, televisores, aparelhos de micro-ondas, carros, motos, entre tantos outros. Para acompanhar este crescimento acelerado, é necessário desenvolver ferramentas de qualidade que garantam a eficiência e eficácia dos produtos e serviços disponibilizados, em todos os setores produtivos há a necessidade de profissionais capacitados para desenvolver novos projetos e estratégias de aprimoramento de processos.
Outra questão importante é a grande competitividade do mercado, em todos os setores existe uma concorrência inesgotável e para se destacar é necessário que as organizações desenvolvam estratégias que garantam a qualidade de seus produtos e serviços, incentivando o desenvolvimento constante de novas tecnologias.
Inovação e gestão estratégica são fundamentais para que qualquer empresa, pública ou privada, acompanhe o crescimento do mercado e consiga atender a demanda de forma satisfatória e com qualidade, buscando a cada dia alcançar a excelência.
Segundo Mello (p. 04, 2011),
Existe [...] uma premissa que norteia tudo o que se tem pensado sobre qualidade: a premissa do relacionamento ético entre todos os elementos envolvidos na fabricação e venda de um produto ou prestação de um serviço. Todos mesmo – do operário de chão de fábrica ao consumidor final do produto, passando pela alta administração da empresa e por seus fornecedores, sem esquecer, inclusive, o meio ambiente e a sociedade.
A maneira como a empresa gerencia sua cadeia de suprimentos pode ser um fator determinante para a sua sobrevivência dentro do mercado consumidor, nos últimos 20 anos foram inovadas as ações que visam o transporte de produtos até o consumidor final por meio de ações ágil e com baixos custos.
Para Guarnieria e Hatekeymab (2010, p.189), a atividade de suprimentos em uma empresa fornece apoio fundamental ao sucesso do sistema logístico [...] contribui com uma parcela significativa na redução de custos da empresa, por meio de negociações de preços, na busca de materiais alternativos e do desenvolvimento de fornecedores.
Quando se tem o gerenciamento correto da cadeia de suprimentos, os benefícios significativos se encontram na redução de custos colocando a empresa entre as melhores colocações no mercado. Já no caso, de seu processo de gerenciamento não ser satisfatório podem se apresentar problemas sérios acarretando até mesmo a falência da mesma.
Segundo as análises realizadas por Taylor (2005), a cadeia de suprimentos necessita de uma formação em conjunto perante um sistema que opera na busca de um objetivo em comum, sendo papel da gerencia, em alguns casos, solucionar e viabilizar a aplicação dos sistemas que serão utilizados e fazer com que a equipe trabalhe de maneira colaborativa para a obtenção dos resultados e realização do objetivo que foi acordado.
As estratégias que envolvem o posicionamento logístico são fundamentadas em cinco fatores que possuem articulação dentro do processo e do sistema, esses fatores envolvem a coordenação do fluxo de produtos, a política de produção, a alocação de estoques, as políticas que estão direcionadas ao transporte e por fim, o dimensionamento da rede.
Por meio dos estudos e análises realizadas por Guarnieria e Hatekeymab (2010), tem-se que o gerenciamento logístico busca a integração das atividades que são desenvolvidas pela empresa na busca insistente de trocas de informações, buscando satisfazer as necessidades do consumidor. Tem-se que o processo logístico possui início quando o cliente gera uma demanda, onde as empresa irá realizar contato com os seus fornecedores, que por sua vez irão realiza a produção, preparo e distribuição do produto até o cliente.
Após a segunda revolução industrial, onde se teve a invenção das máquinas a vapor e a substituição da madeira pelo aço, foi possível a realização de construções de embarcações mais resistentes e eficientes revolucionando o sistema de transporte das mercadorias.
Atualmente o transporte pode ser realizado por meio rodoviário, ferroviário, aquaviário, dutoviário ou áereo. Para a realização da escolha do meio de transporte que será utilizado são levados em contas os parâmetros que envolvem a distância a ser percorrido, o volume de mercadorias entre outros fatores.
Para que as empresas acompanhassem as necessidades do consumidor e permanecessem competitivas no mercado, tornou-se importante desenvolver estratégias de gestão de qualidade, que além de proporcionarem a melhoria de seus produtos ou serviços, acabam por auxiliar a empresa em seus processos organizacionais internos como a redução dos custos operacionais, pois ajudam a reduzir a quantidade de erros em seu desenvolvimento, contribuem para que as empresas gastem menos e produzam mais, ajudam a evitar o desperdício, otimizam o tempo de produção ou prestação do serviço e proporcionam o aumento da qualidade de vida do trabalhador.
...