O Estudo de Caso Ranbaxy
Por: bsaopaulo • 18/4/2019 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 297 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM CONTROLADORIA E GESTÃO FINANCEIRA
Fichamento de Estudo de Caso
Bruna Souza
Trabalho da disciplina de Economia Empresarial,
Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Campo Grande, MS
2016
Ranbaxy
Reposicionamento de Mercado
A Ranbaxy, indústria farmacêutica localizada na Índia, apresentou expressivo crescimento de mais de 180% em suas vendas, sendo que uma das áreas que apresentaram grande crescimento foi relacionada às exportações, sendo que estas aumentaram mais de 156% no período.
Mesmo com esse expressivo crescimento da empresa, o mercado farmacêutico indiano ainda apresenta grande potencial de crescimento, sendo que o gasto per capita do indiano em produtos farmacêuticos é baixo devido à baixa renda per capita. Além desse potencial, o mercado indiano apresenta aumento de renda, pois os preços dos medicamentos são baixos se comparados aos mercados americanos e europeus. Esses preços mais baixos em parte podem ser explicados por haver regulamentação governamental no setor.
De acordo, com Kotler (2003, pg.389), muitos fatores podem levar uma empresa a se inserir no mercado internacional, entre elas estão: empresas globais que oferecem melhores produtos ou preços podem fomentar ainda mais suas atividades no mercado doméstico; a empresa pode verificar que o mercado externo apresenta melhores oportunidades de lucro; a empresa precisa de uma base maior de clientes para alcançar economias de escala; além desses a empresa pode querer ser menos dependente de um único mercado.
As previsões para o setor na Índia eram promissoras, de crescimento acima do mercado mundial. Além dessas previsões promissoras a empresa tinha uma política de marketing de marcas próprias na Índia mais desenvolvida que no exterior. O que sinaliza que a empresa pode se proteger de concorrentes externos através do fortalecimento dessas marcas em caso de uma eventual abertura do mercado interno as multinacionais.
A empresa apresenta uma média de gastos com P&D proporcionais à receita maior que seus pares indianos, apontado que a empresa se preocupa como a parte de inovação, o que pode apontam uma vantagem competitiva se comparada aos pares indianos. Outro ponto de destaque para a empresa é o seu baixo turn over comparado ao mercado indiano o que pode sinalizar que a empresa apresenta um bom ambiente de trabalho e consegue manter seu quadro de pessoal.
Como estratégias de reposicionamento a empresa poderia solidificar suas posições no mercado interno visto que a Índia é uma economia em grande crescimento e com grande mercado consumidor que ainda consome poucos produtos farmacêuticos se comparado às médias de países desenvolvidos. Além disso, seu fortalecimento no mercado interno poderia se apresentar como uma barreira a entrada de novos concorrentes, pois esse mercado por se tratar de uma lógica oriental de vida, pode apresentar dificuldades culturais às empresas internacionais.
...