TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Formação econômica brasileira

Artigo: O Formação econômica brasileira. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 2

Formação Econômica Brasileira

1 -A crise colonial ocorreu fundamentada em dois aspectos:

• Interno - Aumento da população e do incremento da produção.

• Externo - Os efeitos da Revolução Industrial eram cada vez mais visíveis. Novas técnicas de produção centrava-se fortemente na esfera da produção indústria.

Com isso, surgiram conflitos de interesses entre colonos e metrópole. Os interesses particulares da colônia foram aumentando de forma significativa. O pacto colonial passou a ser um empecilho para a expansão dos negócios e ao potencial dos ganhos dos colonos.

2 - No sistema de parceria, os imigrantes não encontravam nada do que lhes foi prometido. Não havia terras para que cultivassem o seu próprio café. Suas dívidas só aumentavam devido aos altos custos da viagem e em função das suas compras (muitas vezes tendo seus valores aumentados), que só podiam ser feitas no armazém da fazenda. Além disso, as condições de vida eram precárias. Viviam em senzalas adaptadas e com péssimas condições de higiene, o que ocasionava diversas doenças, não apresentando, com isso, condições de sobrevivência a longo prazo, fato esse que levou ao fim do sistema.

Já no sistema de colonato, formato encontrado para garantir os fluxos de imigração, mudanças significativas foram traçadas. O colono recebia pagamento de forma direta referente à aprte do seu trabalho na lavoura. O fazendeiro foi obrigado a arcar com as despesas de viagem e do primeiro ano de trabalho, além disso o imigrante recebia uma fatia de terra para plantar o que consumisse. Passo importante para o deslanche desse sistema, foi a participação do governo de São Paulo no custeio do transporte, bem como sua atuação de forma direta na contratação dos imigrantes.

3 - O país avançou na produção de café, aumentando consideravelmente a oferta no mercado internacional. Paralelamente, a crise econômica passou a assolar a economia norte americana, a qual consumia mais de 50% de todo o café produzido no mundo. Com o aumento da oferta e baixa na demanda, houve uma queda significativa no preço do café, ocasionando redução no recebimento de moeda estrangeira e a desvalorização cambial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com