O Gerenciamento de Riscos
Por: Julia.caf • 11/5/2021 • Relatório de pesquisa • 851 Palavras (4 Páginas) • 128 Visualizações
1) PESQUISAS DE DOCUMENTOS GLOBAIS: Consultem os manuais do Banco mundial (BIS), e complemente os tipos de riscos ( citados no slide do curso 1.1) . Quais são os tipos de riscos financeiros possíveis?
Além do Risco de Crédito, que é a possibilidade de perda resultante da incerteza quanto ao recebimento de valores pactuados com tomadores de empréstimos, contrapartes de contratos ou emissões de títulos, as IFs estão sujeitas a perdas advindas dos Riscos:
De Mercado: alterações na conjuntura econômica, tais como taxas de juros, preços de derivativos e ações, taxa cambial etc.
De Liquidez: incapacidade de realizar uma transação em determinado período sem incorrer em perdas, como também a insolvência de compromissos financeiros assumidos, pelo descasamento entre ativos e passivos
Operacional: falhas sistêmicas ou humanas, internas ou externas à instituição.
Legal: penalidades, indenizações e sanções por descumprimento de normas dos órgãos de fiscalização e controle, ou mesmo decisões contrárias em processos judiciais ou administrativos.
De Conjuntura: mudanças na conjuntura política, cultural, social, econômica ou financeira no Brasil e no mundo. Envolve erros de Estratégia, Risco País e Risco Sistêmico.
Reputacional: prejuízo à marca da Instituição em razão de publicidade negativa, independente de verídica ou não.
2) APRENDIZADO PRÁTICO:
como voces avaliam os clientes denominados fracos? pesquise e cite ferramentas
Por meio de uma proposta de análise de crédito que contém as informações relevantes do cliente, tais como risco contratado; histórico de operações e atrasos; ficha cadastral; restrições e apontamentos Serasa; endividamento e histórico de operações no SISBACEN; e capacidade de pagamento em relação a renda real; é possível identificar os clientes sem apetite para o crédito. Para cliente PJ, é possível estabelecer um credit score para ponderação do limite, que engloba também a análise contábil do fluxo de caixa da empresa.
3) PESQUISA ATIVA DO MERCADO:
cite exemplos e publique de exemplos de diversificação de carteiras no Brasil
A diversificação de carteiras de crédito deve observar os limites de concentração definidos para cada setor/ segmento de clientes, o modelo de negócios definido para a instituição, prospectar mercados cujo perfil dos clientes é mais interessante para compor seu portfólio, seja pelo porte ou proximidade geográfica e controle de custos.
Ex.: Definir parâmetros concomitantes máximos de concentração de 40% por cliente e 10% por setor de atividade, correlacionado ao patrimônio referencial da Instituição em determinada data base assegura operações mais pulverizadas, mitigando o risco de perdas por concentração.
4) ANALISE DE LEGISLAÇÕES:
pesquise legislação BACEN, ou CVM, que procura regulamentar riscos de Crédito
Manual do CADIP, que define Operações de Crédito com o Setor Público
Circular n° 3.949, 25/6/2019. Assunto: Altera as Circulares ns. 3.644 e 3.648, ambas de 4 de março de 2013, estabelecendo novos tratamentos, no arcabouço prudencial para o risco de crédito, para exposições de crédito rural e ajustando o tratamento de exposições a grandes empresas.
Título: Circular n° 3.938, 17/4/2019. Assunto: Altera a Circular nº 3.876, de 31 de janeiro de 2018, que dispõe sobre metodologias e procedimentos para a avaliação da suficiência do valor de Patrimônio de Referência (PR) mantido para a cobertura do risco de variação das taxas de juros em instrumentos classificados na carteira bancária (IRRBB), a identificação, mensuração e controle do IRRBB, e altera a Circular nº 3.930, de 14 de fevereiro de 2019, nos dispositivos relacionados à divulgação pública e remessa ao Banco Central do Brasil de informações relativas ao IRRBB para as instituições enquadradas no Segmento 3 (S3).
...