O MERCADO DE TRABALHO
Tese: O MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Juubs • 8/9/2014 • Tese • 417 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
MERCADO DE TRABALHO
O bacharelado em Administração é um dos cursos com o maior número de formandos a cada ano.
Isso dá uma ideia de quão concorrida é a área. "O mercado para o administrador segue as tendências de crescimento do país", diz Maria Campos Lage, coordenadora do curso do Mackenzie. "Neste momento, o país está em fase de expansão em algumas áreas, por conta dos grandes eventos internacionais programados e dos programas de governo." O administrador é procurado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. "Existem ainda as funções emergentes, como gestão da inovação e gestão com foco em sustentabilidade", diz a coordenadora do Mackenzie. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria são outras possibilidades. Sul e Sudeste têm as melhores oportunidades, mas há trabalho em todo o país. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.
Salário inicial: R$ 2.100,00 (fonte: Conselho Federal de Administração).
O GIGANTE DA GRADUAÇÃO
Administração é a graduação mais ofertada no país 1.822 instituições ministram o curso em todo o Brasil, em 2013, de acordo com o levantamento exclusivo do GUIA DO ESTUDANTE. O curso também é o primeiro em número de matrículas 833.042 , conforme o Censo da Educação Superior de 2012, do Ministério da Educação. Os números superlativos da Administração podem ser explicados, em parte, pelo caráter generalista do curso e pelo fato de o profissional ser um dos mais requisitados por empresas de todos os segmentos e de todos os portes.
É o gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias-primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços.
...