O Oligopólio Microeconomia
Por: Rayann Lisboa • 23/5/2023 • Trabalho acadêmico • 1.382 Palavras (6 Páginas) • 91 Visualizações
MICROECONOMIA
OLIGOPÓLIO
CAMPINA GRANDE – PB
2023
SUMÁRIO
- RESUMO
- INTRODUÇÃO
- OLIGOPÓLIO
- TIPOS DE ESTRATÉGIAS
- LIDERANÇA DE PREÇOS
- LIDERANÇAS DE QUANTIDADE
- SIMULTÂNEA DE PREÇO
- SIMULTÂNEA DE QUANTIDADE
- CARTEL
- ESTRATÉGIAS PUNITIVAS
- CONCLUSÃO
- BIBLIOGRAFIA
RESUMO
Este trabalho acadêmico procura abordar aspectos teóricos relacionados ao oligopólio, por meio de bibliografias relacionadas ao mercado, focando em entender como as empresas oligopolistas se comportam, levando em consideração aspectos como tipos de estratégias, liderança, cartel. Ao analisar as estruturas de mercado, é possível observar em que situação a empresa poderá atuar formando preços, ofertando em qual quantidade, e que tipo de competição ocorre no setor em que atua, entendendo assim o seu funcionamento no mercado. Com o objetivo principal de compreender a formação de preços das empresas oligopolistas no mercado, como são poucas as empresas desse setor, cada participante está sempre atento às ações e atividades dos demais, pois ações realizadas individualmente de cada empresa atinge diretamente a outra. Como resultado desta pesquisa, obtém-se que os oligopólios buscam lucros cada vez maiores, deixando de maximizar seus lucros individuais para maximizar os lucros coletivos, colaborando assim entre si, para se manterem no poder e evitar que ações mais ousadas reduzam suas margens de lucro e, portanto, todos perdem.
PALAVRAS–CHAVE: Oligopólio, empresa, resultados, ações, preços.
INTRODUÇÃO
Oligopólio é a estrutura de mercado mais observada, a maioria dos mercados são dominados por um pequeno grupo de empresas, de tal modo, os oligopólios são considerados regras.
No mercado oligopolista, pode haver poucas empresas dominando o mercado quanto poucas empresas dominando um setor com muitas empresas. Os oligopolistas visam maximizar a participação nos lucros do mercado, influenciando e formando o preço. Diversas estratégias são desenvolvidas para evitar e mitigar a livre concorrência, como a formação de trustes, cartéis e holdings, que são formas de acordos firmados por empresas do setor. Em seguida iremos demonstrar a formação de preços oligopolistas incluindo os tipos de estratégias entre elas, a determinação de preços por liderança e questões de rigidez de preços por oligopólios.
O OLIGOPÓLIO
No meio da concorrência perfeita e do monopólio puro, está o oligopólio, por ter poucos vendedores, é responsável pelo problema na concorrência.
Oligopólio é um tipo de estrutura caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta do mercado, formando barreiras à entrada de novas empresas.
Pode ser dividido em dois tipos: oligopólio puro e oligopólio diferenciado.
Puro: quando os concorrentes oferecem exatamente os mesmos produtos, iguais, substitutos entre si, exemplo o cimento,alumínio,produtos que são praticamente indiferentes a marca da empresa;
Diferenciado: quando o produto não é igual, exemplo: indústria automobilística, apesar de parecidos entre si, esses produtos não são idênticos. Por exemplo, o Fiat Mobi é diferente do Renault Kwid, etc.
Oligopólio é a situação de um mercado com um número reduzido de empresas, de forma que cada uma tem que levar em consideração os comportamentos e reações das demais na hora de tomar decisões de mercado. A característica fundamental do oligopólio é a existência de interdependência entre as empresas. Dada a importância de cada empresa no setor, as decisões de uma quanto a preços, qualidade, publicidade, etc., afetam o comportamento das demais. (MANKIW, 2005, s/p)
TIPOS DE ESTRATÉGIA
Tendo duas empresas no mercado que fabricam um produto igual, existirão
quatro variáveis de interesse: os preços cobrados e os volumes produzidos
para cada um deles. Quando uma empresa decide sobre seus preços e opções de preços,
ela já pode saber as escolhas feitas pelo outro se uma empresa estabelece o preço antes do outro, é conhecida como líder de preço e a outra, seguidora de preço.
Do mesmo modo, uma empresa pode escolher sua quantidade antes da outra, tal qual, ela será a líder da quantidade e a outra será a seguidora da quantidade, esses casos estratégicos formam um jogo sequencial.
Porém, pode acontecer, quando uma empresa toma decisões, ela não conheça as escolhas do outro, assim, é preciso adivinhar a escolha da outra empresa para tomar uma decisão, um jogo simultâneo, as empresas poderiam escolher preços e quantidades simultaneamente.
Cada um desses tipos de interação dá origem a um conjunto diferente de estratégias.
Ou também há outro tipo de interação, em vez de competir entre si, as empresas podem formar um cartel podendo chegar a um acordo para estabelecer preços e concessões que maximizem a soma de seus lucros. Esse tipo de cartel é chamado de jogo cooperativo.
Liderança-Preço
Líder fixa o preço, mas para tomar essa decisão deverá considerar o problema da seguidora.
Problema da Seguidora
Se as empresas escolhessem preços diferentes, os consumidores comprariam de apenas uma das empresas e, portanto, não teríamos um equilíbrio com duas empresas. Em equilíbrio, a seguidora terá que estabelecer o mesmo preço da líder – consequência da hipótese de que ambas vendem o mesmo bem, dado o preço escolhido pela líder, a seguidora decide quanto produzir, ela se comporta como uma competidora perfeita.
Problema da Líder
Ela sabe que ao fixar um preço p, seguidora ofertará S(p) de forma que a produção que a líder venderá será:
D(p) – S(p) = R(p) 🡪 curva de demanda residual 🡪 curva de demanda relevante para a líder
Esta curva mostra quanto que a líder conseguirá vender a cada preço dado.
Modelo de Liderança - Quantidade – Stackelberg
Indústria onde haja uma empresa dominante ou uma líder natural
Líder – empresa 1 – y1
Seguidora – empresa 2 – y2
p(y) = p(y1+y2) 🡪 demanda inversa 🡪 a produção das duas empresas determinam o preço de mercado
...