TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Patrimonialismo Na. Economia

Por:   •  24/12/2023  •  Artigo  •  41.419 Palavras (166 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 166

[pic 1][pic 2]Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Instituto de Estudos Sociais e Políticos

Tamyres Ravache Alves De Marco

Origens do desenvolvimentismo no pensamento político brasileiro: Azevedo Amaral um desenvolvimentista das origens

Rio de Janeiro 2020

[pic 3][pic 4]Origens do desenvolvimentismo no pensamento político brasileiro: Azevedo Amaral um desenvolvimentista das origens

Tese apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando de Paula Coorientador: Prof. Dr. Christian Edward Cyril Lynch

Rio de Janeiro 2020

CATALOGAÇÃO NA FONTE

M478

UERJ / REDE SIRIUS / BIBLIOTECA CCS/D – IESP

M321    Marco, Tamyres Ravache Alves de.

Origens do desenvolvimentismo no pensamento político brasileiro: Azevedo Amaral um desenvolvimentista das origens / Tamyres Ravache Alves de Marco. - 2020.

130f.: il.

Orientador: Luiz Fernando Rodrigues de Paula. Coorientador: Christian Edward Cyril Lynch

Tese (Doutorado em Ciência Política) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Estudos Sociais e Políticos.

1. Brasil - Condições econômicas -1930-1964 -Teses. 2.Brasil - Política e governo -Teses. 3.Política econômica - Teses. 3.Amaral, Azevedo, 1881-1942. I. Paula, Luiz Fernando Rodrigues de. II. Lynch, Christian Edward Cyril III. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Instituto de Estudos Sociais e Políticos. IV. Título.

CDU 338(81)

Rosalina Barros CRB-7 / 4204 - Bibliotecária responsável pela elaboração da ficha catalográfica.

Autorizo, apenas para fins acadêmicos e científicos, a reprodução total ou parcial desta tese, desde que citada a fonte.

Assinatura        Data

Origens do desenvolvimentismo no pensamento político brasileiro: Azevedo Amaral um desenvolvimentista das origens

Tese apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Doutora, ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aprovada em 27 de maio de 2020. Banca Examinadora:

Prof. Dr. Luiz Fernando Rodrigues de Paula(Orientador) Instituto de Estudos Sociais e Políticos – UERJ

Prof. Dr. Christian Edward Cyril Lynch (Coorientador) Instituto de Estudos Sociais e Políticos – UERJ

Prof. Dr. Darlan Ferreira Montenegro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Paulo Henrique Paschoeto Cassimiro Universidade Estadual de São Paulo

Prof. Dr. Ricardo Alberto Bielshowsky Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro 2020

Para Nádia, minha mãe.

AGRADECIMENTOS

Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela bolsa de estudos que permitiu que eu pudesse me dedicar exclusivamente às atividades de pesquisa, a participar de eventos regionais, nacionais e internacionais e contribuir não apenas para o desenvolvimento da ciência nacional como também para o meu desenvolvimento e progresso profissional. Nesses últimos anos nos quais temos observados os constantes ataques à ciência brasileira, aproveito para reforçar o valor das universidades públicas responsáveis, em grande medida, pelo desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de muitos brasileiros e brasileiras.

Agradeço também ao Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) por toda a acolhida durante esses oito anos de aprendizado e trocas de experiências que, sem dúvidas, me tornaram uma cidadã e cientista mais crítica e capacitada para contribuir com a minha nação. No IESP-UERJ fui feliz, fiz amigos, aprendi conteúdos novos, novas maneiras de pensar, me comportar e, principalmente, aprendi a debater e ouvir os companheiros e os desafetos políticos. Agradeço a todos os professores e professoras que gentilmente trocaram comigo seus argumentos, suas ideias, suas sugestões e discordâncias. Estou certa de que sem a contribuição de cada um deles e delas, eu não teria descoberto e formulado as questões que hoje considero vitais para compreender este país cujo tamanho é continental. Por anos busquei entender quais as questões me motivavam no campo da ciência e sei que o IESP-UERJ me ajudou a descobri-las, bem como a examiná-las.

Sou grata também aos funcionários dessa instituição por proporcionarem não apenas um ambiente mais acolhedor e agradável como também por se colocarem à disposição de todos os alunos e alunas, permitindo a realização de eventos de todo porte e estarem junto conosco nas diversas adversidades enfrentadas no cenário político recente. Não tenho dúvidas de que a presença e a dedicação de todos eles também são fator decisivo para o bom andamento das atividades desenvolvidas e para o sucesso institucional do qual goza o IESP-UERJ.

Não poderia deixar de mencionar os meus companheiros de turmas de mestrado e doutorado. Com eles aprendi a valorizar um bom debate, aprendi a ser uma melhor e mais dedicada profissional e a superar os desafios cotidianos que compõem a rotina da pós-graduação. Sou especialmente grata aos momentos de descontração e felicidade infinita proporcionada pelos queridos do Bom Churrasco & Cia. Ressalto ainda a potência gerada por estar ao lado de mulheres maravilhosas como Talita Tanscheit, Karine Belarmino, Marianna Albuquerque e Gabriela Caruso. Mulheres que em momentos distintos não me deixaram desanimar e me deram suporte incondicional diversas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (293.2 Kb)   pdf (892.8 Kb)   docx (894.9 Kb)  
Continuar por mais 165 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com