O Plano De Negócios Como Ferramenta Estratégica Para O Empreendedor
Por: Anny Ferro • 9/4/2020 • Relatório de pesquisa • 803 Palavras (4 Páginas) • 257 Visualizações
Empreendedorismo Prof. Me. Rafael Oliveira de Souza[pic 1]
rafael-economia@hotmail.com
economista.rafael02@gmail.com
[pic 2]
Atividade 1 – Data de entrega (24/03/2020) Enviar por e-mail
[pic 3]
QUESTÃO 01) A concepção de um novo negócio é cercada de uma série de desafios, riscos, oportunidades e ameaças. Com base na leitura do artigo “O plano de negócios como ferramenta estratégica para o empreendedor: um estudo de caso” apresente os conceitos de planejamento e plano de negócios e destaque a relação entre eles.
Segundo Chiavenato (2007, p.142) “o planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo”.
Para Zimmerman (2012), o plano de negócio tem como função o mapeamento de riscos, podendo também calcular o retorno do investimento feito de forma clara e objetiva.
O planejamento e o plano de negócio apresentam semelhanças em sua elaboração, os dois buscam eliminar os riscos, conhecer o mercado que pretendem investir, calcular o retorno do investimento, auxiliar na tomada de decisões, definir metas e acompanhar o crescimento da empresa.
QUESTÃO 02) O empreendedorismo corresponde a um tema muito relevante para as empresas, empresários e a sociedade em geral. Com base na leitura do texto, discuta qual a importância do empreendedor (indivíduo) para a atividade empreendedora.
Chiavenato (2005) considera que o empreendedor, é alguém capaz de executar uma boa e nova ideia de forma que a mesma ganha espaço no mercado.
A importância do empreendedor para o empreendedorismo vai além da abertura de um negócio, está ligada diretamente com as novidades ofertadas para o mercado, podendo ser um bem ou um serviço, com a intenção de gerar riquezas e agregar valores para a sociedade.
QUESTÃO 03) Segundo Longenecker et al. (1997), o plano de negócios constitui a base para as atividades empresariais, e formaliza no papel as ideias criativas do empreendedor para atender às necessidades do público alvo por determinado produto ou serviço.
Considerando o fragmento de texto anterior, apesar de sua importância, por qual motivo muitos empreendedores não realizam o plano de negócios?
Muitos empreendedores optaram por não fazer o plano de negócio, tendo em vista que o investimento pode levar tempo para ficar pronto, uma vez que o mercado deve ser estudado, é precisa ser desenvolvido um plano de venda, um plano de marketing, e um plano de estratégias para impulsionar seu produto, dentre outros.
Muitos empreendedores não tem conhecimento da ferramenta, não acreditam na sua veracidade, ou não tem o dinheiro necessário para fazer o investimento, que gira em torno de 5% do valor investido. Portanto podemos considerar que o empreendedor ainda tem dificuldades de fazerem uso de ferramentas que possam auxiliar na tomada de decisões.
QUESTÃO 04) No item “Resultados e Discussão” do artigo, o autor apresenta a empresa que considerou para realização do estudo. Com base nesta parte específica do texto, identifique: 2 pontos fortes e 2 pontos fracos da empresa.
O autor apresenta como ponto de estudo em uma empresa do ramo de alimentos localizada no município de Petrolina-PE, onde atua desde 2014. A empresa vende produtos oriundos de diversos países da América Latina, tendo como principal objetivo oferecer pratos opcionais aos clientes da região.
...