O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
Projeto de pesquisa: O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magare • 12/9/2013 • Projeto de pesquisa • 1.364 Palavras (6 Páginas) • 518 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL
EAD – CAMPUS NOVA AMÉRICA
PROJETO INTEGRADOR – PARTE I
Rio de janeiro - RJ
18/09/2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5
4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7
6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8
1. INTRODUÇÃO
Neste Projeto vamos acompanhar a Criação da CBC – Companhia Brasileira de Confecções, uma Indústria que foi fundada na década de 70 com apenas dois investidores; um Gerente oriundo de uma das mais conceituadas lojas da Capital e um Imigrante Francês que agregou grandes conhecimentos de técnicas têxteis de Indústrias de seu País.
A CBC começou como uma oficina de Confecções e logo passou para produção em série, nela, eram comercializados, tecidos em rolos ou trabalhados desde a modelagem, corte, costura, aviamentos, acabamentos e até mesmo passadoria.
A clientela da CBC foi conquistada com muito esforço e obstinação, obtendo como clientes desde confecções mais simples às grandes lojas de moda que surgiam até então, passando a fornecedor dos principais lojistas de moda em todo território nacional. Poderemos ver como é possível unificar conhecimentos Administrativos e Operacionais técnicos e torná-los uma aliança de grande sucesso e desenvolvimento Empresarial, e como esses Empreendedores conseguiram passar por crises administrativo-financeiras.
2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC
Analisando o Sistema Organizacional da CBC, podemos verificar que antes do pico da evolução da Empresa a preocupação de Claudio e Marcel era em expandir no sentido de contratação de colaboradores especializados em níveis operacionais para concretizar mais vendas tendo por resultado destas, lucros consideráveis e evolução em maquinário inovador até então desconhecido no Brasil, fazendo assim o diferencial para conquistar novos clientes. Concretizado o crescimento da Indústria e a efetivação de uma equipe de diretores considerados como colaboradores fiéis à Empresa, fez-se a equipe perfeita e a Indústria se estabeleceu em uma segura plenitude, visto que, o objetivo teria supostamente sido alcançado; Claudio como Presidente, não se programou para estabelecer metas e planejamentos, as tarefas tinham seu fechamento diário/mensal, ou seja, na CBC a preocupação era o hoje, e os objetivos eram manter o quadro de receita e seguir fielmente as diretrizes emitidas pelo líder autocrata Claudio, deixando de lado planejamentos futuros da Organização e até mesmo de seus colaboradores que não poderiam nem sonhar em se aposentar ou sequer adoecerem, ou sofrerem alguma fatalidade.
Claudio tendo o conhecimento de que a Indústria dava sinais de prosperação e expansão futura, não solicitou uma reunião para averiguar ideais a serem apresentados como planos de contingência emergenciais, não procurou se obter de conhecimentos novos em termos administrativos para que a Empresa acompanhasse a evolução dos tempos, também não traçou um planejamento estratégico, como: Missão, visão, valores, Objetivos e metas, portanto não havia preocupação com o sistema Organizacional e sim com a finalização e execução diária de tarefas.
3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC
Tendo como base a Grade Gerencial criada por Likert, Blake e Mouton, o modelo Gerencial aplicado na CBC era o da Ênfase na produção, ou seja, aquele que foca os resultados concretos do esforço dos subordinados, tendo como preocupação a produção e execução de tarefas; O estilo de Direção de Claudio era o de Líder Autocrático, aquele que dita diretrizes, sem preocupação com o grupo, que determina providências e tarefas sem consultar aos demais líderes, cabendo somente a ele a execução das ordens.
Na CBC, não existia nenhum canal de coleta de sugestões ou reclamações dos colaboradores, pelo líder exercer um estilo de direção autocrático, a administração da Empresa não se preocupava em ouvir ou saber de idéias dos seus colaboradores, visto que o trato com seus funcionários não me pareça ser ruim, pois para chegar ao ponto de manter por vários anos um quadro funcional, acredito que a convivência e trato com erros e negligências eram tratadas com seriedade, mas, não sendo feita qualquer menção negativa à índole do funcionário.
Na visão autocrata, quando um empregado na tentativa de melhorar o processo gera um problema, acredito que o superior tanto administrativo ou operacional, o corrige e o comunica que o modo de execução de tarefas foi elaborado pelo superior do setor, sendo ao funcionário, somente permitido, comunicar o mesmo, para que o superior analise o que está errado na execução daquela tarefa, determinando a mudança ou não da execução da mesma.
Podemos constatar que neste sistema de visão, não é permitido quaisquer tomada de decisões ou sugestões
...