O Supremo Tribunal Federal (STF)
Por: _gabicastro_ • 30/3/2017 • Relatório de pesquisa • 795 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
Na conjuntura atual na qual estamos vivenciando, o tema impeachment está sendo muito citado e requisitado, mas a maioria da população não tem conhecimento do processo pelo qual tem de se passar antes de um presidente sair do poder. Para compreender melhor as fases do impeachment é necessário compreendermos alguns conceitos antes.
- Supremo Tribunal Federal (STF)
O Supremo Tribunal Federal (STF) é o órgão de mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro, é composto por onze ministros nomeados pelo Presidente da República e se receber aprovação da Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.
De acordo com o art. 102 da Constituição Federal, sua função é a de julgar o presidente, o vice-presidente, os membros do Congresso Nacional e o procurador-geral da República, além de seus próprios membros.
Um caso é julgado pelo STF quando envolvem leis ou normas que podem ir contra a Constituição ou cujos réus têm foro privilegiado. Assim o dever do Supremo Tribunal Federal é servir como protetor da Constituição Federal de 1988.
- Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é o órgão máximo da Justiça Eleitoral. Suas funções, entre outras, são: processar e julgar originariamente o registro e a cassação de registro de partidos políticos, dos seus diretórios nacionais e de candidatos à presidência e vice-presidência da República.
- Senado Federal
O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil e ao lado da Câmara dos deputados, faz parte do poder legislativo da União. Seu papel é representar os estados, são eleitos juntamente com as eleições para Presidente da República, Governador estadual, Deputado Federal, Estadual e/ou Distrital, após vencerem as eleições exercem seus cargos por oito anos.
Os vinte e seis estados e o Distrito Federal possuem três senadores para representação em cada estado.
- Câmara dos Deputados
A câmara dos deputados, assim como o Senado Federal, faz parte Congresso Nacional, ou seja, do Poder Legislativo. São eleitos juntamente com as eleições para Presidente da República, Governador estadual e Senado Federal; exercem seus cargos por quatro anos e no caso de impeachment o presidente da Câmara dos Deputados assume se tanto os presidentes como o vice-presidente sofram impedimento.
Algumas de suas funções são eleger os membros do Conselho da República e autorizar a abertura de processo contra o presidente da República e seus ministros.
- Plenário:
O Plenário é o órgão máximo de deliberação da Casa. Nele, os representantes do povo, reunidos em sua totalidade, discutem e votam soberanamente as proposições em tramitação, no cumprimento da função constitucional conferida ao Poder Legislativo de elaboração do ordenamento jurídico e de fiscalização financeira e orçamentária.*
*POR FAVOR MUDEM ISSO PQ EU NÃO MUDEI AS PALAVRAS
Após essa conceituação dos conceitos, podemos agora compreender de forma mais adequada o processo do impeachment, que se baseia em seis passos e qualquer pessoa física pode fazer uma denúncia desde que tenha provas fáticas.
1- A caracterização do crime:
Após ter as provas necessárias qualquer cidadão pode apresentá-la na câmara dos deputados.
2 - A admissão do pedido:
Se cumprir os requisitos mínimos (como a apresentação de provas e a listagem de testemunhas), o pedido será analisa integrantes de todas as bancadas da Câmara. Em até dez dias, a comissão precisa expor um parecer favorável ou contrário à continuidade do processo.
...