O Transito Vestuário Zara
Tese: O Transito Vestuário Zara. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kkkkkkadu • 22/10/2014 • Tese • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 179 Visualizações
1- Leia a reportagem sobre trabalho escravo “Roupas da Zara são fabricadas com mão de obra escrava”, publicada em 16/08/2011 e disponível em: <http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1925>.
Em seguida, pesquise outras reportagens que mostrem a realidade do trabalho escravo, e desenvolva um texto de no mínimo 20 linhas apontando como podemos interpretar tal realidade utilizando o referencial teórico de Karl Marx. (3,0 pontos)
Esse exemplo das péssimas condições de trabalho numa renomada indústria têxtil não são nenhuma novidade em pleno século XXI. No interior de Mato Grosso do Sul, municípios de Ribas do Rio Pardo e Santa Rita do Pardo, funcionava uma carvoaria, que empregava crianças em idade escolar, muitas até mesmo com menos de sete anos de idade. Elas trabalhavam numa jornada exaustiva, com trabalhos pesados, carregando e descarregando caminhões, inalando por todo o dia a fumaça das caldeiras de carvão, numa situação deplorável. Na verdade, Marx nunca tratou da produção em geral, mas referiu-se à produção num estágio de desenvolvimento social, como sendo a produção dos indivíduos que vivem em sociedade. A sociedade depende do estagio de desenvolvimento social, de suas forças produtivas e das relações sociais de produção. A maneira pela qual os homens produzem seus meios de existência depende da natureza dos meios de existência já conhecidos e que precisam ser reproduzidos ou substituídos. Subentende-se que a essência do homem é não ter essência, pois esta se constrói pelo próprio homem através da Historia. Nenhum homem nasce pronto, mas ele é um produto do meio em que vive, que é construído a partir de suas relações sociais em que cada pessoa se encontra. Essas crianças trabalhadoras precoces, na visão marxista, eram como uma mercadoria que podia passar das mãos de um dono às mãos do outro, onde sua força de trabalho não lhe pertencia, já que não recebia nada por isso.
2- Leia, atentamente, os seguintes artigos selecionados da Declaração Universal dos Direitos Humanos promulgada pela ONU em 1948.
Artigo XI. Todo homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público, no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não se constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.
Artigo XIV. Todo homem, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.
Artigo XXIX. Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem estará sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento a respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
Agora, considere o seguinte episódio que mobilizou a opinião pública nos anos 2011 e 2012:
Julien Assange, fundador do WikiLeaks, tenta evitar sua extradição da Inglaterra para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, os quais ele nega ter cometido. O australiano teme ainda que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos do Departamento de Estado sobre as guerras ao Iraque e Afeganistão. Assange sustenta que nos EUA poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte. Em decorrência, procurou asilo político na Embaixada do Equador em Londres.
Relacione os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com a descrição do caso envolvendo Julien Assange, e escreva um texto dissertativo de até 1 página sobre as razões e os direitos de Assange em buscar proteção, dos EUA e da Inglaterra em querer puni-lo, e do Equador em relação à concessão de asilo político. (3,0 pontos)
O presidente do Equador, Rafael Correa já disse que a prisão de Assange representa um atentado contra os Direitos Humanos. Correa afirmou ainda que o ativista “não é acusado”, mas tem que ser interrogado, o que poderia ser feito por vídeo conferência ou na embaixada. O presidente equatoriano comentou que o promotor sueco responsável pela investigação não quer utilizar esses procedimentos para obter o depoimento de Assange e lembrou que “um promotor anterior havia arquivado o caso”. Concluindo, Correa detalhou que Assange poderá continuar na embaixada o quanto quiser, pois está sobre a proteção do estado equatoriano. A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 trás em seu artigo XIX o seguinte: Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.
Por conta deste e de outros trechos da Declaração, a iniciativa por parte de alguns países contra Julian Assenge pode ser nitidamente interpretada como uma violação aos direitos humanos e, por mais contraditório e estranho
...