O conceito de gestão de pessoas
Projeto de pesquisa: O conceito de gestão de pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cheily • 28/5/2014 • Projeto de pesquisa • 9.432 Palavras (38 Páginas) • 308 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Disciplina: GESTÃO DE PESSOAS
Profª. Tutora EAD: ___________________________
Piracicaba, Abril de 2014
Sumário
1. Introdução 2
2. Conceito de Gestão de Pessoas 3
3. A Moderna Gestão de Pessoas X Filme Tempos Modernos. 5
4. Análise de Modelo de Gestão, Recrutamento, Seleção e Avaliação de Desempenho 7
Introdução
O objetivo deste trabalho é apresentar Estratégias para um bom relacionamento entre a empresa e os empregados de maneira que o Gestor consiga ser assertivo no "Gerir Pessoas" dentro da Organização no dia a dia.
Diante das constantes mudanças e avanço acelerado da tecnologia, fica claro a partir dos estudos de Gestão de Pessoas que cabe a cada Gestor "cuidar" de seus colaboradores com atenção e cautela, estimulando-os a reciclarem seus conhecimentos, técnicas de trabalho, assim como conscientizando-os de sua importância dentro da empresa no dia a dia e tornando-os ainda mais produtivos.
Conceito de Gestão de Pessoas
A moderna Gestão de Pessoas consiste na junção dos interesses das organizações que precisam das pessoas para alcançar resultados e das pessoas que precisam das organizações para alcançar seus objetivos. Várias questões influenciam nesta junção, tais como, a cultura da organização e o ramo de atividade.
Na atualidade, os processos produtivos se baseiam na parceria, onde cada parte contribui com seu recurso; e onde os empregados podem ser vistos como parte produtiva.
Nas organizações que aderiram à esta nova maneira de gestão, pessoas são vistas como "geradores de conhecimento" e são tratadas como seres humanos com histórico, não mais apenas como fonte de lucro e sim como parte inteligente para gerir conhecimentos, incentivadas à maior comprometimento e responsabilidade com as organizações, deixando de unicamente aguardar ordens e contribuindo ativamente com ideias para um maior desenvolvimento e desempenho organizacional, onde todos ganham.
A Gestão tem como uma das suas atribuições contribuir para a eficácia das organizações, conhecendo o ramo de negócio, ajudando no desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, incentivando-os ao compromisso e respeito com a organização e cumprimento de suas metas, demonstrando em troca valorização ao colaborador. As alterações não devem ser impostas, mas sim, trabalhadas, considerando-se o mercado, o produto, o ambiente da organização e o comprometimento de todos dentro dela.
A Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir aspectos da posição gerencial relacionados com "pessoas" ou RH incluindo recrutamento, seleção, treinamentos e recompensas.
Em outras palavras pode-se dizer também que ARH é a função dentro da organização relacionada com a Provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção de empregados ou seja: Agregar pessoas incluindo-as no processo, aplicar pessoas orientando-as e acompanhando, avaliando seu desempenho; recompensar pessoas através de salários, prêmios, benefícios e serviços sociais; desenvolver pessoa treinando-as; manter pessoas dando-as suporte para que se sintam bem dentro da organização; Monitorar pessoas acompanhando e controlando suas atividades dentro da empresa;
Porém tais processos são dependentes uns dos outros e devem se complementar de maneira que a ênfase esteja em práticas organizacionais, onde se unem forças para se alcançar o resultado de sucesso aguardado por todos, isso tudo só torna-se possível quando pessoas e organizações funcionam como uma equipe.
O conhecimento e o potencial humano é a grande arma para manter-se no mercado. As empresas que já estão praticando ou adequando à Moderna Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores (fornecedores, cliente, funcionários) são vistos como parceiros têm mais chances de se manter no mercado e alcançar seus objetivos e metas.
A Moderna Gestão de Pessoas X Filme Tempos Modernos.
Analisando "A Moderna Gestão de Pessoas" e o filme "Tempos Modernos", é possível observar como era o tratamento em relação à mão de obra no início do século XX e como isso é visto nos dias de hoje.
O filme “Tempos Modernos” evidencia a teoria de Taylor, demonstrando claramente a importância da produção em escala, além de focar a vida na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e criticando a alienação do operário desse meio de produção e também a modernidade e o capitalismo crescente, uma vez que o trabalhador é manipulado pelo poder do capital.
Embora filmado em 1930, a situação apresentada é muito semelhante à atual.
Retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica onde são explorados e estimulados a produzirem cada vez mais; mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidando com o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar nas exigências de mercado. Define como estamos sendo integradas às engrenagens dentro de um sistema, como se fossemos também molas que completam e articulam o movimento das máquinas e de todo processo produtivo.
Neste filme é possível ver cenas onde os trabalhadores na hora da entrada na fábrica estão muito apressados andando em marcha e até mesmo a irônica cena mostrando carneirinhos
...