O estudo do investimento de um projeto
Artigo: O estudo do investimento de um projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: victorpaixao • 7/12/2013 • Artigo • 582 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
O estudo do investimento de um projeto tem por objetivo estimar o total de recursos de capital que serão necessários para a sua realização.
Esse estudo é de grande importância no conjunto dos elementos necessários à elaboração de um projeto, pois tem função da estimativa dos investimentos e é que serão estruturados os esquemas de financiamento do projeto e, em consequência, avaliados os seus custos de capital, a sua rentabilidade, em termos privados, e sua prioridade, do ponto de vista macroeconômico.
Definições Básicas: Podemos definir como investimento qualquer aplicação de recursos de capitais com vista à obtenção de um fluxo de benefícios, ao longo de um determinado período futuro.
Do ponto de vista financeiro, o investimento corresponde a uma “imobilização” de recursos no sentido de que estes são aplicados com o objetivo de permanecerem investidos na atividade selecionada por um período relativo de longo.
Gastos de investimento vs. Custos de produção.
À primeira vista, podemos identificar como gastos de investimento todos aqueles realizados no período de implantação do projeto, enquanto seriam considerados custos normais de produção os gastos efetuados com o período de funcionamento.
A adoção desse critério é perfeitamente aceitável quando as fases de instalação e funcionamento de um projeto estão perfeitamente delimitadas. Todavia, nem sempre isso ocorre. Em determinadas circunstancias podemos ter projetos em que a fase de implantação se superpõe à fase de funcionamento, durante um certo período de tempo.
Por isso, não podemos fugir a uma definição mais analítica, identificando como investimento todo gasto ou sacrifício econômico cujos efeitos se reflitam a toda a vida de um projeto, custos e produção seriem aqueles dispendidos que podem ser imputados a um período específico da vida do projeto.
Classificação, segundo a Friendrich Vera Lutz.
Insumo singular - Produto continuo: O investimento é feito uma vez, enquanto a produção subsequente se distribui por vários anos.
Insumo Singular – Produto singular: O investimento se distribui por vários anos mas a produção é obtida em um único ano.
Insumo contínuo – Produto singular: Investimento se distribui por vários anos mas a produção é obtida em um único ano.
Insumo contínuo – produto contínuo: Tanto os investimentos como a exportação escalonam e se superpõem por vários anos.
De um modo geral, os gastos com investimentos são relacionados com a aquisição dos fatores considerados fixos – terrenos, equipamentos, edifícios. Em sentido contrário, os custos de operação estão relacionados a aquisição de fatores considerados variáveis – mão-de-obra, transportes, energia, etc.
Capital fixo e Capital de trabalho
De um ponto de vista estritamente material ou físico, há uma distinção entre capital fixo e capital de trabalho, no sentido de que o primeiro corresponde a uma imobilização de recursos na aquisição de um conjunto de bens que não se espera que venham ser objeto de transações correntes. Enquanto o segundo corresponde a aplicação
...