TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento em uma organização Sodecia

Pesquisas Acadêmicas: O planejamento em uma organização Sodecia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 8

3. OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

3.1 Planejamento

O setor de qualidade é um processo que nunca acaba, pelo contrário, se aprimora a cada dia. Qualidade é algo muito importante em qualquer organização, a Sodecia é uma das grandes fornecedoras de peças para fabricação de automóveis, portanto suas peças precisam estar com qualidade total.

Durante a visita técnica na organização Sodecia, observou-se a forma de atuação dentro do Departamento de Qualidade e como são realizados seus planejamentos futuros. A organização realiza auditorias periodicamente nos seus fornecedores para verificar se todos os serviços prestados estão corretos mediante as suas necessidades, para que não venha ocorrer nenhum tipo de problema no momento da execução. Além das auditorias são feitas visitas técnicas para avaliação de como é realizada a produção dos materiais fornecidos, se estão no padrão solicitado. O setor possui seu cronograma conforme as suas necessidades, eles são planejados e bem executados para que não haja nenhum tipo de erro que possa comprometer a produção da organização. Os orçamentos para compra de novos materiais para a execução das tarefas do setor são entregues ao Departamento Financeiro, onde primeiramente são listados todos os materiais necessários junto com o preço, assim que o orçamento é aceito pelo financeiro é realizada a compra, e cada final de mês é feito um levantamento de todos os gastos do setor e relacionado com seu desempenho para avaliar se há algum retorno sobre o investimento feito no setor.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

Tarefas Data Inicial Tempo (Dias) Data Final

Auditorias 16/abr 4 20/abr

Ações Corretivas 23/abr 2 25/abr

Visitas Técnicas 30/abr 7 09/mai

Solicitação dos PPAPs 10/mai 1 11/mai

3.2 Operação

As rotinas do setor são estabelecidas de forma prática, preparadas para a possibilidade de que qualquer peça comprada para a fabricação dos seus produtos esteja fora do padrão, com o objetivo de definir a sistemática para avaliação, desenvolvimento e homologação dos fornecedores de matéria-prima, componentes, serviços de tratamento térmico e superficial, serviços terceirizados internos e externos, disposição de resíduos e serviços de calibração e ensaios. As atividades são separadas por equipe, cada equipe cuida de uma parte do processo para que, no final, possa ter atingido um único objetivo: a qualidade dos produtos e serviços.

A comunicação no setor é feita de forma clara e objetiva. Na maioria das vezes é utilizada a linguagem coloquial e coletiva com comunicados visuais em quadros de avisos como ofícios, circulares, boletins, notas de aviso, comunicados de atas, memorandos, etiquetas de identificação e, há também, a comunicação escrita muito comum realizada por email.

A comunicação verbal falada é realizada através de reuniões diárias e comunicação direta coletiva ou individual entre os colaboradores do departamento de qualidade e colaboradores de outros departamentos que estão diretamente ligados, como o Departamento de Inspeção de Recebimento e o de Engenharia da Produção.

Com relação à tecnologia da informação, a Sodecia desenvolveu seu próprio sistema, o ID4. É nele que ficam registrados os problemas de qualidade.

3.3 Avaliação

As ferramentas de análise do desempenho das principais atividades do setor de qualidade são aplicadas de forma simples. A primeira ferramenta é um questionário, onde os colaboradores descrevem suas funções como elas são executadas e qual a porcentagem de desenvolvimentos das atividades. Outra ferramenta de análise é a auditoria interna, que avalia o setor em geral para verificar se os objetivos estabelecidos estão sendo correspondidos de forma correta. Os seus principais indicadores são os indicadores de desempenho específico e global: o indicador de desempenho especifica utiliza informações do setor que podem ser utilizadas pelos gerentes e operários nas tomadas de decisões. Já o indicador de desempenho global é utilizado para comparar o desempenho do setor com outras empresas entre si. Esses indicadores são levantados anualmente dentro do setor.

3.4 A interação das disciplinas estudadas no 1º semestre com o PIM I

Com relação à disciplina de Matemática Aplicada, por questões de sigilo e segurança, e pela força da informação ser restrita somente a empresa, e por ela entender que nesse ramo de vendas, as informações de estratégia tem que ser sigilosas, não foi repassado nenhuma informação sobre as vendas, gráficos, nem fórmulas usadas para cálculos de preços e valores dos seus produtos.

O mesmo acontece na interação da disciplina de Economia e Mercado dentro da questão de demanda e consumo, de valores de preços de compra e venda, com informação sigilosa, onde somente é passada aos responsáveis pela empresa e o corpo técnico de contadores. Por se tratar de informação estratégica e do ponto de vista da empresa em questão, de informação crucial, não foi repassada nenhuma informação para complementar esse projeto.

A empresa adequou todo o seu sistema de informação, para um modelo padrão que atendesse as exigências de crescimento da empresa, do ponto de vista dos seus clientes e das mudanças do mercado, contribuindo para que com isso se tivesse um maior controle sobre todas as operações da empresa em todos os aspectos, com perda mínima ou quase nenhuma no padrão de excelência da sua organização. Com um foco a mais no Departamento de Qualidade foi implantado

sistema especialmente desenvolvido pela organização: o sistema é o ID4, onde sua principal função é registrar os problemas do departamento.

Já a comunicação empresarial na organização é feita de forma clara e objetiva. A organização utiliza várias formas de comunicação entre empresa e funcionário, empresa e cliente. Na organização a comunicação interna na maioria das vezes é realizada na linguagem coloquial e coletiva com comunicados visuais em quadro de aviso como: ofícios, circulares, boletins, notas de aviso comunicados de atas, memorandos. Na comunicação externa a organização usa a forma de linguagem culta para se comunicar com seus clientes utilizando meios de comunicação como e-mails, cartas comerciais, notificações e memorandos.

A organização como emissora passa como mensagem para seus clientes a seguinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com