O principal fator no desenvolvimento da multimodalidade no Brasil
Artigo: O principal fator no desenvolvimento da multimodalidade no Brasil. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 4/5/2014 • Artigo • 249 Palavras (1 Páginas) • 416 Visualizações
brasileira oferece para integração das rodovias, hidrovias interiores, portos e terminais multimodais interiores, se constituem na base física capaz de permitir a integração com êxito entre as várias modalidades de transportes, em seus aspectos operacionais, institucionais e comerciais, visando à implantação definitiva do transporte multimodal no Brasil”.
É possível constatar através de estudos que, embora esteja sendo analisada a integração de modais, o sistema de multimodalidade no Brasil ainda é muito reduzido comparado com outros países, pois percebe-se que, o Brasil não consegue acompanhar o rápido aumento do comércio internacional, gerando assim uma grande deficiência no setor logístico.
Qual foi o grande impulsionador da multimodalidade no Brasil?
O principal fator para evolução da multimodalidade no Brasil foi relacionado à infraestrutura que dependeu de investimentos privados e públicos, para solucionar e sanar problemas que envolviam cada modal. Outro fator que impulsionou também foi os processos baseados no tempo, considerando que a velocidade de resposta é um fator determinante para construção da vantagem competitiva. Sendo que, a regulamentação definitiva para o transporte multimodal no Brasil veio com a lei 9.611/98 regulamentada pelo Decreto nº 3.411, de 12/04/2000, o qual cria a figura do Operador de Transporte Multimodal.
Em relação ao tempo de transporte, o Brasil estava perdendo mercado, já que a concorrência dentro do mercado logístico já executava os processos com o sistema multimodal, o que ocasionava uma competitividade agressiva em vista dos processos executados anteriormente pelo Brasil.
O que está sendo feito internamente para reduzir os custos de transporte de cargas na região Sul?
...