O que significa Positivismo?
Por: Kelly Daineze • 16/5/2019 • Abstract • 696 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
METODOLOGIA DA ANÁLISE ECONÔMICA
KELLY CRISTINA SANTOS ALEXANDRE DE LIMA DAINEZE
MATRÍCULA: 201720370211
POSITIVISMO E OUTRAS DEFINIÇÕES
Rio de Janeiro
Outubro de 2018
O que significa Positivismo?
Positivismo é uma corrente de pensamento que define a ciência como um conhecimento sistemático obtido a partir de observações empíricas. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos, ou seja, com neutralidade, a partir de axiomas e proposições, independentemente do tempo ou espaço em que se encontra, com o objetivo de compreender as leis que regem o universo.
O termo positivismo faz referência ao real, ao útil, a certeza, a precisão, indicando a unicidade do método-científico, onde todas as ciências devem utilizar o método da observação e experimentação dos fenômenos, é a matematização do conhecimento.
Definição de conceitos
- Hipótese - é a suposição de algo que pode - ou não - ser verdadeiro, e que possibilite sua verificação. Etimologicamente, resulta dos termos gregos hypo (debaixo) e thesis (tese), atribuído ao que ficava como base ou princípio de sustentação das leis. Sendo assim, a hipótese é uma proposição testável, que pode ou não solucionar um problema, nascida a partir de uma conjectura cujos dados devem ser comprovados através de uma investigação.
- Teoria – conjunto dos princípios fundamentais de algo; a palavra teoria é de origem grega theorein, que significava observar ou examinar. Atualmente, o termo passou a designar o conjunto de ideias, base de um determinado tema, cuja função consiste em afirmar sob que condições se desenvolverão determinadas hipóteses/especulações. Pode-se dizer que é a parte especulativa de uma ciência, que se propõem a elucidar, interpretar ou explicar um fenômeno ou acontecimento que se oferecem à atividade prática. É um sistema consistente formado por observações, ideias e axiomas ou postulados, constituindo no seu todo um conjunto que tenta explicar determinados fenômenos.
- Lei científica – expressão que estabelece uma relação entre fenômenos ou entre fases de um só fenômeno, que ocorre com certa regularidade, através de observação sistemática associando as relações de causa e efeito. Uma lei científica seria uma proposição universal, supostamente verdadeira, que descreve de maneira generalista algum fenômeno, sob determinadas condições, onde através de processos dedutivos pode estabelecer e prever padrões futuros.
- Axioma - é um fato que não é questionado; não deve ser entendido como uma verdade fundamental, mas sim como uma regra inquebrável na hora de formular um teorema. A palavra axioma deriva da grega axios, cujo significado é digno ou válido. Utilizado como fundamento de uma demonstração, um axioma é, entretanto, indemonstrável; originado, segundo a tradição racionalista, de princípios inatos da consciência ou, segundo os empiristas, de generalizações da observação empírica.
- Princípio - verdades básicas de um sistema de conhecimento; o termo tem origem do latim principĭum, que significa “origem", "causa próxima", ou "início”. São enunciações de valor genérico, que condicionam e orientam a compreensão, a aplicação, a integração ou a elaboração de novas normas. Princípios estão associados a ideia de proposições ideais, normas fundamentais, construídas a partir de uma certa realidade, e que buscam a sua compreensão; são os pontos considerados iniciais para um determinado assunto ou questão.
- Postulado – é uma proposição que, apesar de não ser evidente, é considerada verdadeira, considerada como fato reconhecido e ponto de partida de uma argumentação/raciocínio. Do latim postulare, pedir; implica aceitar uma afirmação como verdadeira. O postulado não é necessariamente uma proposição muito clara, é uma expressão formal usada para deduzir algo, a fim de obter um resultado mais facilmente, através de um conjunto de sentenças.
Bibliografia
BIEHL, Luciano Volcanoglo. A ciência ontem, hoje e sempre. Canoas: ULBRA, 2003.
BRUNO, Miguel e CAFÉ, Ricardo. A economia como objeto socialmente construído nas análises regulacionista e da Economia Social de Mercado. Revista de Economia Política, vol. 37, nº1 (146), pp. 23-44, janeiro-março/2017.
...