O que é pesquisa de mercado?
Tese: O que é pesquisa de mercado?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessycacastello • 5/5/2014 • Tese • 339 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
O que é Pesquisa de Mercado?
A pesquisa de mercado é um estudo que tem como objetivo determinar as perspectivas de venda do produto no mercado externo e indicar a maneira de se obter os melhores resultados. Busca revelar se o produto poderá ser vendido a um preço razoável e em quantidade satisfatória. Também permite analisar os mercados que oferecem melhores perspectivas, os padrões de qualidade exigidos pelo mercado importador e o tempo necessário para se alcançar o nível ideal de vendas.
A pesquisa de mercado é um investimento necessário que pode economizar dinheiro e fornecer elementos essenciais para a aproximação com o mercado consumidor.
Objetivos da Pesquisa de Mercado:
Selecionar mercados para a venda do produto;
Identificar tendências e expectativas;
Reconhecer a concorrência;
Conhecer e avaliar oportunidades e ameaças.
Conhecer a concorrência é imprescindível. Para isso, é importante elaborar um estudo detalhado, que pode ser centrado nos seguintes aspectos:
O mercado é dominado por um ou vários concorrentes?
Quais os preços praticados pelos produtores concorrentes?
Qual a forma de controle dos circuitos de distribuição? É possível a entrada de novos exportadores? Quais as suas possibilidades de competição?
Existe nesse mercado algum segmento não atendido eficazmente, que possa representar uma oportunidade comercial?
Quais as perspectivas de expansão dos concorrentes neste mercado?
Oportunidades e ameças
O exportador de flores e plantas ornamentais deve estar sempre atento ao surgimento de oportunidades e ameaças de mercado. O monitoramento constante das forças econômicas, demográficas, tecnológicas, políticas e culturais que interagem no mercado nacional e, principalmente, no mercado alvo pode indicar qual caminho a empresa deve seguir. A análise desses fatores permite ao exportador entender o que o consumidor quer e o que ele está recebendo dos concorrentes, além de permitir à empresa identificar novas oportunidades e ameaças de mercado.
São exemplos de oportunidades:
Novas tecnologias;
Mudanças na legislação;
Mudanças econômicas, políticas, demográficas e sociais;
Abertura de mercados externos via integração regional: ALCA, Mercosul, entre outros;
Concorrentes com dificuldades
Potenciais parcerias com fornecedores e distribuidores.
São exemplos de ameaças:
Novas tecnologias;
Mudanças nos gostos e hábitos dos consumidores externos;
Declínio do produto;
Mudanças
...